in

Mesa 19.1 entra em congelamento de recursos em duas semanas

Lançamento é previsto para 19 de maio próximo

mesa-19-1-entra-em-congelamento-de-recursos-em-duas-semanas

Juan A. Suarez Romero, da Igalia, está atuando como gerente de lançamento do Mesa 19.1 e enviou um lembrete na segunda-feira do cronograma de lançamento planejado para essa atualização de driver trimestral. O cronograma de lançamentos exige que o congelamento de recursos e o release candidate inicial aconteçam em 30 de abril. Depois disso, serão lançados os candidatos semanalmente até o lançamento final estar pronto. Assim, a esperança é que o Mesa 19.1.0 possa ser lançado em 21 de maio. Portanto, o Mesa 19.1 entra em congelamento de recursos em duas semanas.

Pode atrasar

No entanto, como vimos com frequência nos ciclos de lançamento recentes, muitas vezes há atrasos de dias na liberação. Isso se não atrasar semanas. Mas resumindo a história, o Mesa 19.1.0 deve ser lançado no final de maio ou início de junho. 

Os detalhes da liberação no Mesa 19.1 foram compartilhados via Mesa-dev. Teremos mais benchmarks do Mesa 19.1 e uma visão geral dos recursos nas próximas semanas. Até o momento, este tem sido um ciclo bastante empolgante, desde novos drivers até melhorias para os drivers OpenGL/Vulkan existentes.

Novo Iris Driver da Intel Obtém ganhos de velocidade ao alterar a String do Fornecedor OpenGL

Kenneth Graunke, desenvolvedor chefe da Iris Driver do Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel, conseguiu uma mudança no Mesa 19.1 para realmente ajudar no desempenho. Isso tem funcionado pelo menos em relação ao portal de jogos da Valve. Em alguns benchmarks, a Iris estava chegando entre 52 FPS e 69 FPS de i965 e Windows 10 a 75 FPS. Com a rápida mudança no Mesa Git, Ken conseguiu em seu sistema obter desempenho 1,8x melhor do portal. Assim, o Iris conseguiu ser 3,86% mais rápido do que o driver i965.

O segredo? Apenas alterando a string do fornecedor OpenGL de “Mesa Project” para “Intel”. Não é muito surpreendente considerar todas as verificações de cadeia de fornecedor/renderizador ao longo dos anos. No entanto, pelo menos o jogo Portal da Valve está verificando se a “Intel” na string do fornecedor de OpenGL deseja obter um determinado caminho de código. Com essa mudança, há uma cadeia grande de fornecedores para drivers Windows e Linux Intel OpenGL. 

Graunke também comentou nos fóruns:

Obrigado por executar estes, Michael! É sempre muito bom ter um conjunto extra de dados sobre como estamos fazendo. Eu consertei o Portal, agora é 3.86% mais rápido que i965 no meu laptop. Hadn ‘ Eu olhei para aquele até que eu vi isso, declarou.

Apenas o jogo do Portal é falado neste contexto, mas a mudança pode muito bem beneficiar outros títulos que também estão procurando por “Intel” na seqüência do fornecedor para escolher o caminho de código preferido do OpenGL.

Mesa 19.1 pode ter Radeon “RADV” Vulkan FreeSync/Adaptive-Sync Suporte

O Mesa 19.1 está agora ainda mais empolgante, já que o co-líder da RADV, Bas Nieuwenhuizen, solicitou que o suporte a Sincronização Adaptativa FreeSync/Vulade da Radeon seja um bug blocker para esta atualização trimestral de Mesa.

Como explicado na semana passada, o suporte FreeSync da RADV foi atrasado por falta de um sistema de configuração para habilitar seletivamente a funcionalidade quando não está lidando com qualquer compositor, programa multimídia ou outras aplicações onde essa tecnologia de taxa variável de atualização poderia interferir e apenas ativar o FreeSync/Adaptive -Sync para jogos em tela cheia. Esse tem sido o bloqueador enquanto um patch esteve disponível para lançar o VRR para o RADV.

Felizmente, Bas nos últimos dias, tem trabalhado em suporte a RADV para DriConf para que essa infraestrutura de configuração possa ser reutilizada pelo RADV. Isso permitiria que a funcionalidade de listagem branca/preta do aplicativo fosse usada pelo driver do Vulkan para a alternância adequada de VRR.

Depois de obter o DriConf trabalhando para o RADV, ele tem o suporte pendente para alternar o suporte à sincronização adaptativa e ativá-lo por padrão.

Até o momento, o código ainda não foi mesclado no Mesa Git, mas ele o marcou como um bug bloqueador para o Mesa 19.1. A ramificação esperada e o candidato a lançamento inicial do Mesa 19.1 são esperados para o final de abril, enquanto a versão oficial do Mesa 19.1.0 deve estar disponível até o final de maio. Assim, com o Mesa 19.1 emparelhado com o Linux 5.0 +, seria possível trabalhar com o FreeSync para jogos Linux com este driver Radeon Vulkan de código aberto.

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

vulkan-1-1-107-lancado-com-novidades

Vulkan 1.1.107 lançado com novidades

Como instalar o SABnzbd um cliente da rede Usenet no Ubuntu