in

Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV

Isso deve melhorar a performance de jogos.

Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV

A pilha de gráficos de código aberto do Mesa 3D Graphics Library para sistema operacional baseado em Linux recebeu uma nova série importante esta semana, o Mesa 20.0. Este traz vários novos recursos e melhorias para uma experiência de jogo. O Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV.

A maior parte do trabalho realizado durante o ciclo de desenvolvimento da pilha de gráficos Mesa 20.0 parece estar relacionada aos drivers AMD Radeon, OpenGL (RadeonSI) e Vulkan (RADV). Isso se traduz em jogos aprimorados para usuários do AMD Radeon no GNU/Linux.

Com foco para jogos, Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV

Mesa 20.0 chega com o OpenGL 4.6 no RadeonSI, Vulkan 1.2 no Intel ANV e o RADV

Os destaques da versão Mesa 20.0 incluem:

  • suporte ao OpenGL 4.6 para o driver RadeonSI;
  • suporte ao Vulkan 1.2 para os drivers Intel ANV e Radeon RADV Vulkan e Wave32 para as GPUs AMD GFX10 (Navi) no driver RADV Vulkan e seu compilador ACO.

O driver RADV Vulkan e o compilador ACO também receberam suporte para o hardware gráfico AMD GFX6 (Southern Islands) e GFX7 (Sea Islands), além da capacidade de compilar shaders de geometria.

Além disso, AdVr tem várias novas extensões Vulkan, incluindo

  • VK_AMD_device_coherent_memory, VK_AMD_mixed_attachment_samples;
  • VK_AMD_shader_explicit_vertex_parameter, VK_AMD_shader_image_load_store_lod;
  • VK_AMD_shader_fragment_mask, VK_EXT_subgroup_size_control;
  • VK_KHR_separate_depth_stencil_layouts, VK_KHR_shader_subgroup_extended_types;
  • VK_KHR_swapchain_mutable_format e VK_KHR_shader_float_controls.

A extensão VK_EXT_subgroup_size_control também está disponível para o LLVM e o driver Intel ANV Vulkan recebeu as extensões VK_KHR_separate_depth_stencil_layouts e VK_INTEL_shader_integer_functions2.

Várias novas extensões OpenGL também estão presentes na pilha de gráficos Mesa 20.0, incluindo:

  • GL_ARB_gl_spirv e GL_ARB_spirv_extensions no driver RadeonSI;
  • GL_INTEL_shader_integer_functions2 no driver Intel e GL_EXT_direct_state_access para o perfil de compatibilidade.

É claro que existem inúmeras correções de bugs incluídas no Mesa 20.0, que aprimoram o suporte para muitos jogos, incluindo:

Assassin’s Creed Origins, The Elder Scrolls Online, Civilization VI, Guild Wars 2, The Surge 2, Dead Rising 4, The Witcher 3, Rise of the Tomb Raider, Resident Evil 2, Rocket League, Halo: The Master Chief Collection, Beat Saber, Doom 2016, CS:GO, Star Wars Jedi: Fallen Order, Middle-earth: Shadow of Mordor, Divinity: Original Sin Enhanced Edition, Tropico 6, e SuperTuxKart.

O Mesa 20.0 foi lançado oficialmente em 19 de fevereiro e está disponível para download aqui. No entanto, é considerada uma versão de desenvolvimento até o lançamento do primeiro ponto. Até lá, é recomendável ficar com a mesa 19.3.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

LibreOffice 6.4.5 lançado com mais de 100 correções de bugs

LibreOffice 7 continua avançando no suporte à renderização Vulkan

Promoção MMORC continua: Windows 10 pro key R$ 42,61, Office 2019 Pro R$ 164,13, and Office 2016 Pro R$ 100.

Promoção MMORC continua: Windows 10 pro key R$ 42,61, Office 2019 Pro R$ 164,13, and Office 2016 Pro R$ 100.