in

Mesa 20.1.6 lançado com melhorias no Vulkan

Veja as atualizações implementadas.

Mesa 20.1.6 lançado com melhorias no Vulkan

A série Mesa 20.1 continua com seu ciclo quinzenal de atualizações para desktop Linux. Agora, o Mesa 20.1.6 foi lançado com melhorias no Vulkan/OpenGL estáveis. Por se tratar de uma atualização pontual, ela corrige vários bugs. Assim, esta é uma tentativa de melhorar o desempenho, estabilidade e confiabilidade dos drivers gráficos. Eles são incluídos para AMD Radeon e também da Intel.

Mais uma vez, parece que a equipe de desenvolvimento do Mesa concentrou seus esforços para melhorar o driver RADV Vulkan para placas de vídeo AMD Radeon. Por exemplo, o Mesa 20.1.6 melhora o suporte para o jogo de tiro World War Z no driver RADV. Então, substitui o alinhamento de deslocamento de buffer uniforme.

Também para o driver RADV Radeon Vulkan, o Mesa 20.1.6:

  • corrige o manuseio dos atributos 16-31;
  • substitui setter por getter para extrair valores;
  • não considera mais os layouts como apagáveis rapidamente na fila de computação;
  • e refaz o layout com base nos metadados ao importar uma imagem.

Para hardware GFX10/Navi, o Mesa 20.1.6 agora impede um travamento da GPU, limitando LATE_ALLOC_GS. Além disso, adiciona inicialização ausente de registros no driver RADV Vulkan. Do mesmo modo, o tamanho de onda correto em gfx10_ngg_calculate_subgroup_info agora é usado no driver RadeonSI OpenGL.

O driver ANV Intel Vulkan também foi aprimorado nesta versão.

  • O driver anuncia a extensão shaderIntegerFunctions2;
  • apresenta melhor tratamento de falhas de realloc;
  • e unifica inputs_read e outputs_written entre os estágios de geometria.

Mesa 20.1.6 lançado com melhorias no Vulkan

Mesa 20.1.6 lançado com melhorias no Vulkan

Por outro lado, algumas melhorias de desempenho também estão em vigor para o driver Intel i965 OpenGL no Mesa 20.1.6. Então, ele desativa o anti-aliasing de várias amostras (MSAA) completamente no driver gráfico Etnaviv para GPUs Vivante.

Da mesma forma, drivers Gallium LLVMpipe, Panfrost e NV50 receberam pequenas correções. Você pode verificar o anúncio de lançamento para obter mais detalhes sobre essas correções e fazer o download do tarball de origem do Mesa 20.1.6.

Assim que esta versão estiver disponível nos repositórios de sua distro, atualize imediatamente para obter todos os benefícios.

9to5 Linux