in

Mesa 21.0.1 lançado e 20.3.5 emitido para encerrar a série mais antiga

Veja as novidades da versão.

Mesa 21.0.1 lançado e 20.3.5 emitido para encerrar a série mais antiga

Para aqueles que tendem a esperar pelo menos até o primeiro lançamento pontual antes de mudar para um novo lançamento de recursos do Mesa, o Mesa 21.0.1 foi lançado, enquanto o Mesa 20.3.5 também saiu como o último driver da série Q4’2020 para encerrar a série mais antiga.

- Anúncios -

O Mesa 21.0 saiu há duas semanas, enquanto agora 21.0.1 veio com todas as primeiras correções para esta atualização de recurso bastante grande para drivers OpenGL e Vulkan.Além de atualizações de integração contínua e outros itens de manutenção, o Mesa 21.0.1 tem uma série de correções de driver Intel para seus componentes OpenGL e Vulkan, algumas correções de RADV e ACO e algumas atividades de Zink e Lavapipe também. 

Este não é o maior lançamento “.1” nos últimos tempos. No entanto, tudo aponta para que o Mesa 21.0.x deve agora estar em boa forma para atualização, se você ainda não tiver feito isso para sua GPU Linux de código aberto necessidades de driver de espaço do usuário.

Consulte o anúncio de lançamento para obter mais detalhes sobre o Mesa 21.0.1.

Mesa 21.0.1 lançado e 20.3.5 emitido para encerrar a série mais antiga

Mesa 21.0.1 lançado e 20.3.5 emitido para encerrar a série mais antiga

Enquanto isso, Mesa 20.3.5 também foi lançado. Agora que o Mesa 21.0.1 está aqui, nenhuma atualização adicional para o Mesa 20.3 está planejada. O Mesa 20.3.5 traz uma série de correções, especialmente na parte frontal de RADV/ACO, mas também correções para o driver Intel ANV Vulkan, Panfrost Gallium3D, NIR e outras correções

Enquanto isso, o Mesa 21.1 é o lançamento de recurso do segundo trimestre que está em desenvolvimento desde janeiro. Sua ramificação começará no mês que vem, devendo ser lançada em meados de maio.

Mesa 21.1 conecta o cache de disco do Lima Shader

Quando se trata de gráficos de código aberto Arm Mali no Linux, o driver Panfrost Gallium3D é o que mais se fala, visto que serve para suportar as novas gerações de hardware gráfico do Mali. Mas o esforço do driver Lima Gallium3D continua em andamento para oferecer suporte a hardware da série Mali 400/450 mais antigo.

Para aqueles com GPUs Mali 400 Utgard mais antigas em vários SoCs Allwinner em particular, o esforço Lima Gallium3D continua amadurecendo. O mais novo recurso completo é um cache de shader em disco.

O desenvolvedor independente Vasily Khoruzhick conectou este cache de shader em disco para Lima com base no código originalmente escrito para o driver Iris Gallium3D da Intel. Este cache de shaders em disco para shaders GLSL com Lima deve ajudar a acelerar o carregamento para jogos e software com grandes shaders. Além disso, vai ajudar com o desempenho de qualquer software que tente recompilar shaders em tempo real.

A maioria dos outros drivers do Mesa há muito suportam um cache de shader em disco. Veja este commit para o lançamento do Mesa 21.1 no próximo trimestre.

apple-a14x-vai-estrear-em-novos-ipads

Apple A14x vai estrear em novos iPads

Volta de Richard Stallman à FSF gera protestos da comunidade

Volta de Richard Stallman à FSF gera protestos da comunidade