Mesa 21.1 lançado com RADV Variable Rate Shading e mais melhorias no Intel Vulkan

O Mesa 21.1 está disponível hoje como o mais recente lançamento de recurso trimestral para esta coleção de drivers OpenGL e Vulkan de código aberto. Existem muitos recursos para mostrar com este novo lançamento que até conseguiu sair dentro do prazo inicialmente previsto. Sendo assim, o Mesa 21.1 acaba de ser lançado com RADV Variable Rate Shading e mais melhorias no Intel Vulkan.

Mesa 21.1 traz uma grande variedade de melhorias para os muitos drivers voltados aos usuários de código aberto contidos. No entanto, como de costume, são dominados por melhorias nos componentes de driver Intel e Radeon, especialmente os drivers Vulkan devido ao estado já avançado dos drivers OpenGL atualmente.

O novo Mesa 21.1.0 final já está disponível! Há muitos recursos novos, mas infelizmente não tive tempo para isso. faça uma lista; Tenho certeza de que seu site de notícias favorito vai dar um jeito 🙂 A programação a partir de agora é ter um lançamento pontual a cada duas semanas, começando com .1 no dia 19, disse o desenvolvedor Eric Engestrom.

Mesa 21.1 lançado com RADV Variable Rate Shading e mais melhorias no Intel Vulkan. Algumas das mudanças do Mesa 21.1 incluem:

  • RADV Variable Rate Shading para troca de qualidade inferior por desempenho mais rápido;
  • RADV também viu uma variedade de outras otimizações, incluindo para seu back-end do compilador ACO também;
  • O suporte Radeon Aldebaran foi mesclado;
  • Muitas melhorias com relação aos recursos e desempenho do OpenGL para o código OpenGL-on-Vulkan Zink – mais notavelmente é o suporte ao OpenGL 4.6. OpenGL ES 3.1 agora também é compatível com Zink;
  • O código AMD continuou a ver o funcionamento da Smart Access Memory;
  • O driver Vulkan baseado em CPU Lavapipe obteve muitos outros recursos, incluindo suporte provisório ao Vulkan 1.1;
  • Rasterização conservadora para o driver Intel ANV;
  • Otimizações de gráficos Intel Gen12 contínuas;
  • Atualizações do Gálio Nove;
  • Um cache de shader básico para Virgl para ajudar no desempenho;
  • Lima também pegou um cache de shader;
  • O R600g possui OpenGL 4.5 com back-end NIR;
  • Suporte para cache de sombreador Mesa de arquivo único;
  • Otimizações Broadcom V3D também;
  • Suporte a modificadores de formato DRM para AMD;
  • Outras novas extensões Vulkan como VK_KHR_zero_initialize_workgroup_memory em Intel e AMD.

Mesa Git e as novidades

Fazem parte do Mesa Git algumas correções e melhorias no Gallium Nine para fornecer suporte a Direct3D 9 sobre drivers Gallium3D para programas Wine e Windows.

O desenvolvedor principal do Gallium Nine, Axel Davy, viu suas várias correções e melhorias para este rastreador de estado fundidas a tempo para o Mesa 21.1. Existem várias correções feitas como resultado da execução do Address Sanitizer sobre o código, bem como de compilações de teste usando o Clang do LLVM. Também há várias correções de jogo incluídas como parte dessa ampla solicitação de mesclagem. Counter-Strike: Global Offensive é um dos jogos que deveria estar funcionando novamente com Gallium Nine.

Há também o breve anúncio do Mesa 21.1.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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