Mesa 21.2.1 lançado com grandes mudanças

Para aqueles que preferem adiar a atualização para uma nova série de lançamento estável do Mesa até que o primeiro lançamento pontual seja lançado, o Mesa 21.2.1 agora está disponível como a primeira atualização da série Mesa 21.2 deste trimestre.

O Mesa 21.2 introduziu o driver Intel “Crocus” Gallium3D para i965 por meio do suporte de hardware gráfico Haswell, PanVK foi fundido para iniciar Vulkan para GPUs Arm Mali, suporte para back-ends GBM alternativos fornecidos pela NVIDIA, continuou o trabalho em gráficos na placa Intel Gen12/Xe, várias melhorias no driver RADV Vulkan e muito mais. Foi um trimestre bastante agitado no mundo gráfico de código aberto.

Mesa 21.2.1 lançado com grandes mudanças

Quanto ao lançamento do Mesa 21.2.1 de agora, ele é composto apenas do lote inicial de correções para esta nova série. Assim, o Mesa 21.2.1 tem várias correções fossilize_db, DRM-Shim agora suporta kernels com mais de 4k páginas, Virgl desativou a filtragem anisotrópica, várias correções de driver Crocus, a correção RadeonSI para uso de CPU ~ 10x maior em alguns jogos, um Navi 10 Correção de seleção de NGG e uma variedade de outras correções em toda a grande base de código Mesa.

A lista completa de correções do Mesa 21.2.1 pode ser encontrada no log de alterações no anúncio de lançamento.

Enquanto isso, o Mesa 21.3 é a próxima versão de recurso do Mesa3D atualmente em desenvolvimento para estreia no quarto trimestre.

Mesa 21.2 lançado com o novo driver Intel Crocus, PanVK, código Early M1

O Mesa 21.2 foi lançado como a última atualização trimestral desta pilha de drivers gráficos Linux de código aberto para o espaço do usuário, mais notavelmente fornecendo os drivers Intel e Radeon OpenGL/Vulkan, entre outros.

Mesa 21.2 foi um ciclo muito suave e estreou sem a necessidade de nenhum candidato a lançamento extra. Os destaques do Mesa 21.2 incluem:

  • O driver Crocus Gallium3D foi mesclado para permitir o suporte Gallium3D OpenGL em Intel Gen4 / i965 mais antigo por meio de gráficos Haswell.
  • PanVK foi fundido como o driver Vulkan de código aberto inicial voltado para GPUs Arm Mali.
  • O suporte fornecido pela NVIDIA para lidar com back-ends de GBM alternativos .
  • Mais trabalho no suporte Intel Xe-HPembora ainda trabalho em andamento.
  • Suporte para construção do driver RADV no Windows.
  • Zink agora pode renderizar glxgears corretamente junto com outras melhorias para esta camada de tradução OpenGL-on-Vulkan.
  • Suporte para taxa de sombreamento de fragmento para o driver Intel ANV Vulkan.
  • OpenGL ES 3.1 para GPUs selecionadas da série GeForce 200 no Nouveau.
  • Opt-in NGG abate suporte para o driver RADV com RDNA (2) GPUs.
  • Código gráfico anterior do Apple M1, embora ainda seja um trabalho em andamento para esta versão.
  • A Intel fez mais preparações de rastreamento de raios Vulkan.
  • Várias extensões Vulkan conectadas aos drivers Intel ANV e Radeon RADV, entre outros.
  • Dezenas de diferentes correções de bugs.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile