Mesa 22.1-rc4 lançado com mais correções de Zink + Kopper

Mais uma semana de correções e backports coletadas para o Mesa 22.1 e que agora estão disponíveis para teste na nova versão do Mesa 22.1-rc4. Assim, o novo Mesa 22.1-rc4 lançado com mais correções de Zink e Kopper.

O Mesa 22.1-rc4 traz uma variedade de correções e outros backports do Mesa Git/22.2. Agora há suporte suffle de subgrupo para Gallivm e Lavapipe vendo as operações de shuffle de subgrupo habilitadas, suporte I915_FORMAT_MOD_4_TILED para XeHP, suporte para leitura da configuração de hardware (hwconfig) do driver do kernel i915, o driver Intel Iris Gallium3D mudando para a nova API de espaço de usuário do kernel para calcular a disponibilidade de memória de vídeo para vRAM dedicada, uma solução alternativa RADV para o jogo GRID Autosport e muitas correções Zink e Kopper diferentes.

Mesa 22.1-rc4 lançado com mais correções de Zink e Kopper

Há muitos novos recursos e melhorias com o Mesa 22.1para qual será o lançamento do recurso do segundo trimestre de 2022. O Mesa 22.1.0 deve sair na próxima semana, a menos que um quinto candidato a lançamento semanal seja considerado necessário.

A lista completa de patches para a versão atual do Mesa 22.1-rc4 pode ser encontrada em Mesa-dev.

Principais melhorias do Mesa 22.1

Mesa 22.1-rc4 lançado com mais correções de Zink e Kopper.
  • Seleção primitiva de raios para ajudar a melhorar o suporte ao rastreamento de raios RADV . O suporte RADV RT também está mais avançado para o suporte Doom Eternal e KHR_ray_query .
  • Suporte para AMD GFX1036/GFX1037;
  • RADV adicionou suporte a Dynamic VRS para sombreamento de taxa variável em um esforço para melhorar a economia de energia no Steam Deck com esta mudança liderada pela Valve;
  • O driver Vulkan da GPU Imagination PowerVR Rogue foi mesclado em sua forma inicial. O driver do kernel Imagination DRM/KMS ainda está sendo abordado, assim como outros recursos do driver Imagination Vulkan. É bom ver isso finalmente acontecer, embora triste por não ter acontecido há muitos anos;
  • O suporte Intel Arctic Sound M foi adicionado — seguindo os mesmos caminhos de código de driver DG2/Alchemist para esta próxima parte do servidor;
  • A implementação do driver Vulkan do software Lavapipe agora tem suporte ao Vulkan 1.3 e uma série de novas extensões suportadas, como a recente EXT_graphics_pipeline_library e outras;
  • Muitas correções de bugs para a implementação do driver Zink OpenGL-on-Vulkan e o maior marco deste ciclo foi a fusão do Kopper;
  • Muitas novas extensões para Radeon RADV e Intel ANV Vulkan, bem como drivers menores como V3DV, Turnip, Venus e outros.
  • O caminho do Direct3D 12 para uso pelo Windows e WSL2 agora tem suporte para a funcionalidade OpenGL 4.2, acima do OpenGL 3.3 anteriormente;
  • Dozen “dzn” foi mesclado para Vulkan implementado no Direct3D 12 para uso pelo Windows/WSL.
  • A Intel introduziu um pequeno compilador OpenCL que será usado como parte de sua implementação de rastreamento de raios;
  • O driver Raspberry Pi V3D OpenGL finalmente possui um cache de shader no disco .
  • Suporte para conversão de formato de codificador (EFC) para GPUs Radeon com VCN 2.0 IP .
  • PanVK viuprogresso no suporte ao shader de computação;
  • Vênus VirtIO-GPU Vulkan adicionou código para suportar ANGLE;
  • O driver Nouveau de código aberto para GPUs GeForce 6/7/8 antigas passou a usar NIR por padrão para melhorar sua pilha de compilação de shaders por meio do caminho de código NIR para TGSI para aqueles que ainda usam essas GPUs NVIDIA muito antigas;
  • Suporte aprimorado ao perfil de compatibilidade OpenGL para o driver Intel Crocus.

Via Phoronix

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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