Mesa 22.2.5 lançado

Confira os principais destaques.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Mesa 22.2.5 chegou para por fim à esta série do recurso para Linux. O Mesa 22.2.5 atrasado agora está disponível como o último lançamento pontual planejado para a série Mesa 22.2. Portanto, acaba de ser lançado o Mesa 22.2.5.

Agora que o Mesa 22.3 atingiu a estabilidade, a série Mesa 22.2 está sendo descontinuada. Dylan Baker lançou o falecido Mesa 22.2.5 com o último lote de correções de bugs para aqueles que ainda dependem dos drivers gráficos desta série.

Mesa 22.2.5 tem um punhado de correções para o driver Panfrost Gallium3D, algumas correções de driver RADV Vulkan, várias soluções alternativas e correções de driver Intel, suporte para construir o código R600g NIR com Clang 6 para compatibilidade com Android 9, um hack Intel DriConf para definir um falso fornecedor de gráficos Intel para contornar a detecção defeituosa com jogos Valve Source Engine e outras correções aleatórias.

Mesa 22.2.5 lançado para encerrar a série

A lista completa de correções do Mesa 22.2.5 pode ser encontrada no anúncio de lançamento. Os usuários agora são incentivados a mudar para a série Mesa 22.3, onde há a introdução do Rusticl, suporte de hardware novo/melhorado, Zink está em melhor forma e uma tonelada de melhorias em toda esta coleção de drivers OpenGL/Vulkan de código aberto.

Qt 6.5 adiciona Interface Nativa Wayland

Mesa 22.2.5 lançado

O kit de ferramentas Qt6 introduziu a noção de objetos específicos da plataforma por meio do namespace QNativeInterface e agora definido para vir com Qt 6.5 é suporte para uma interface nativa Wayland para desenvolvedores de aplicativos que desejam interagir diretamente com manipuladores de objetos Wayland.

Qt 6.5 com suporte de interface nativa Wayland via QNativeInterface torna muito mais fácil interagir com objetos Wayland diretamente de seu código de aplicativo Qt. Com Qt5 era possível interagir diretamente usando QPlatformNativeInterface, mas de uma maneira confusa e Qt6 apenas carecia de suporte até este ponto.

Portanto, para qualquer caso de uso avançado, o Qt 6.5 torna possível acessar os objetos Wayland que o Qt 6.5+ está usando internamente. Mas, para o lançamento do kit de ferramentas 6.5, ele atualmente faz parte do namespace privado do QNativeInterface devido à interface ser considerada um pouco experimental para este próximo lançamento do Qt.

Exemplo de código de David Redondo mostrando como é possível com o Qt 6.5+ acessar os manipuladores de objeto Wayland diretamente de dentro do Qt.

Aqueles que desejam aprender mais sobre o suporte à interface nativa Wayland que vem com o Qt 6.5 podem ver esta postagem no blog do desenvolvedor David Redondo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.