Mesa 22.3.3 traz mais correções de driver Intel e Radeon

Além disso, solução alternativa para o KDE Plasma Hang.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Para aqueles que sempre usam os lançamentos quinzenais do Mesa 22.3 em vez de usar o Mesa Git, o Mesa 22.3.3 está disponível. Ele fornece as correções mais recentes para esta coleção de drivers OpenGL e Vulkan de código aberto. Eric Engestrom acaba de lançar o Mesa 22.3.3 com um novo conjunto de correções. Assim, o Mesa 22.3.3 traz mais correções de driver Intel e Radeon.

Como de costume, a maioria das correções está nos drivers AMD Radeon e Intel OpenGL/Vulkan devido ao desenvolvimento prolífico desses fornecedores e partes interessadas associadas. No lado da Intel, há algumas correções menores no código ANV e uma correção solitária no driver Iris Gallium3D. Do lado da AMD, há correções de ACO, inclusive para GFX11/RDNA3. No lado do RadeonSI Gallium3D, há um patch para corrigir possíveis falhas, bem como uma correção de saída de grão de filme AV1.

Mesa 22.3.3 traz mais correções de driver Intel e Radeon

A implementação Zink Gallium3D OpenGL-on-Vulkan teve algumas correções nesta versão agora que Mike Blumenkrantz está de volta ao trabalho. Também há correções para VC4 e V3DV, novas soluções DriConf para Metal Slug XX e Dune: Spice Wars e também uma solução alternativa para o KDE Plasma Shell.

A solução alternativa do KDE Plasma Shell no Mesa 22.3.3 é uma solução alternativa para lidar com o congelamento/interrupção. Isso aborda um relatório de bug de dois meses sobre o Plasma Shell às vezes travando e foi rastreado quando RadeonSI Mesa habilitou o threading OpenGL Funcionalidade “mesa_glthread” por padrão. 

Antes do Mesa 22.3, a funcionalidade “mesa_glthread” para melhor desempenho dependia de uma lista de permissões constantemente atualizada de jogos/aplicativos que eram conhecidos por se beneficiar. Portanto, a solução alternativa é simplesmente desabilitar mesa_glthread ao encontrar o nome do aplicativo “plasmashell”. Esta não é a primeira vez que o encadeamento do Mesa OpenGL afeta o KDE, mas em outubro eles colocaram o encadeamento do GL na lista negra para o KWin Wayland por atrapalhar o manuseio do cursor.

A lista completa das alterações do Mesa 22.3.3 pode ser encontrada no anúncio da lista de discussão. Enquanto isso, o Mesa 23.0 como o próximo lançamento de recurso trimestral deve ser lançado em/por volta de março.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.