Mesa 23.1.8 lançado enquanto espera no Mesa 23.2

Mesa 23.1.8 foi lançado como mais um lançamento estável quinzenal para o lançamento do Mesa 23.1 enquanto a série se arrasta enquanto espera a materialização do Mesa 23.2. Mesa 23.2 deveria ter sido lançado como estável em agosto, mas isso expirou após um hiato de cinco semanas em comparação com os candidatos de lançamento semanais habituais. Mesa 23.2-rc3 foi lançado em 5 de setembro, sendo expresso um possível candidato a lançamento no final daquela semana. 

Duas semanas depois, o Mesa 23.2-rc3 continua sendo a versão mais recente e nenhuma palavra sobre quando o -rc4 chegará, muito menos a versão final. Neste ponto, é possível que o Mesa 23.2 estável não seja lançado até o quarto trimestre. É lamentável que os lançamentos de outono da distribuição Linux esperem pela estreia dos lançamentos estáveis do Mesa 3D antes de incluí-los, como colocar o Ubuntu 23.10 em risco agora por incluir o Mesa 23.2.

Mesa 23.1.8 lançado enquanto espera no Mesa 23.2

O Mesa 23.2 tem muitos novos recursos de driver gráfico, mas o habitual tropeço no gerenciamento de versões. Devido aos atrasos do Mesa 23.2, o Mesa 23.1.8 foi lançado como um lançamento pontual extra não planejado na série atual.A série Mesa 23.1 continua a ser gerenciada por Eric Engestrom. 

Mesa 23.1.8 traz uma série de correções do Zink, algumas atualizações do sistema de compilação do Android, correções do compilador ACO e outras correções comuns em geral. Um lançamento pontual do Mesa 23.1.9 já está programado para acontecer em 4 de outubro, com normalmente esses lançamentos pontuais continuando até que o lançamento pontual do Mesa N+1.1 seja lançado.

Mesa 23.2 traz suporte OpenGL 3.1 e OpenGL ES 3.0 no Asahi

A pilha de gráficos de código aberto Mesa 23.2 agora está disponível para download. Este é o segundo maior lançamento da série Mesa 23 e traz novos recursos para o driver RADV Vulkan para GPUs AMD, jogos Linux aprimorados e novos recursos Asahi. Sendo assim, o Mesa 23.2 traz suporte OpenGL 3.1 e OpenGL ES 3.0 no Asahi.

Os destaques do Mesa 23.2 incluem OpenGL 3.1 e OpenGL ES 3.0 em Asahi, suporte para a nova extensão Vulkan no driver Radeon Vulkan (RADV), incluindo VK_EXT_attachment_feedback_loop_dynamic_state, VK_EXT_dynamic_rendering_unused_attachments, VK_KHR_fragment_shader_barycentric, VK_KHR_ray_tracing_pipeline, VK _EXT_depth_bias_control, VK_EXT_fragment_shader_interlock e VK_EXT_pipeline_robustness, bem como suporte para extendedDynamicState3SampleLocationsEnable.

Como esperado, o Mesa 23.2 traz melhorias para vários videogames, incluindo Rise of the Tomb Raider em GPUs RDNA 3, Blasphemous, Overwatch 2, Borderlands 2, The Long Dark em R600/R700, Elden Ring, Metro Last Light Redux, Trackmania 2020, Wolfenstein II: The New Colossus e Heroes of Might and Magic 5.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile