Mesa 23.1 Zink Change reduz ainda mais a sobrecarga da CPU com menos utilização de vRAM

Mais uma otimização de driver Zink OpenGL-on-Vulkan chegou ao Mesa 23.1 antes de seu lançamento oficial no próximo trimestre.A partir desta semana no Mesa Git, o driver Zink habilitou o modo descritor “db” por padrão (ZINK_DESCRIPTOR_MODE=db). Embora anteriormente fosse um recurso opcional, ele se estabilizou o suficiente e provou que vale a pena ativá-lo por padrão no Mesa 23.1. Então, o Mesa 23.1 Zink Change reduz ainda mais a sobrecarga da CPU com menos utilização de vRAM.

ZINK_DESCRIPTOR_MODE=db ajuda a reduzir a sobrecarga da CPU e permite a pré-compilação para objetos shader separados. Portanto, toda essa mudança é certamente bem-vinda.

Mesa 23.1 Zink Change reduz ainda mais a sobrecarga da CPU com menos utilização de vRAM

O desenvolvedor líder da Zink, Mike Blumenkrantz, da Valve, também postou no blog alguns dos benefícios dessa mudança:

Uma sutileza dos buffers de descritor é o desempenho. Ao trocar os modelos de descritor por buffers, ele remove uma camada de indireção do caminho de atualização do descritor, o que reduz a sobrecarga da CPU em uma pequena quantidade. 

Ao evitar a necessidade de vincular diferentes conjuntos de descritores, a sincronização da GPU também pode ser reduzida.Em termos de zink, você provavelmente notará um pequeno aumento de FPS em casos extremamente dependentes da CPU (por exemplo, Tomb Raider)….

Agora é uma redução de pouco mais de 10% no pico de utilização de VRAM.Ainda há algumas maneiras de usar a VRAM no zink, considerando picos de RadeonSI em 1221MiB para o mesmo benchmark, mas uma diferença de 6% é muito mais razoável do que uma de 16%.

É ótimo ver todo o trabalho contínuo no Zink, pois ele se esforça para ser um substituto eficaz e viável para drivers OpenGL de hardware dedicados, aproveitando os drivers Vulkan modernos.

Mesa 23.0 lançado com muitas mudanças para drivers gráficos Intel e Radeon de código aberto

Após um longo ciclo de lançamento devido a bugs do bloqueador e atrasos na emissão de novos candidatos a lançamento, o Mesa 23.0 foi lançado da noite para o dia como a versão mais recente desta coleção de drivers gráficos de código aberto usados ??no Linux e em outras plataformas.Com o último bug do bloqueador resolvido, o Mesa 23.0 foi lançado.

Depois de um ciclo RC mais longo que a média, gostaria de anunciar o lançamento do Mesa 23.0.0, o primeiro lançamento estável de 2023. Você pode deixar de lado os streamers de festa. Na verdade, não mudou muito desde -rc5, mas resolvemos o último dos nossos problemas de bloqueio e temos uma versão estável.

O Mesa 23.0 traz mais melhorias para a série Radeon RX 7900 / gráficos RDNA3 em RADV e RadeonSI, sombreadores de malha Vulkan ativados por padrão para GPUs RDNA2 em RADV ao usar versões recentes do kernel, otimizações de rastreamento de raio RADV, continuação Intel Arc Graphics DG2/Alchemist melhorias, suporte Nouveau 3D inicial para as GPUs NVIDIA GeForce RTX 30 “Ampere”, melhorias contínuas no driver Zink OpenGL-on-Vulkan e muitas outras mudanças em toda a pilha Mesa que se acumularam no último trimestre.

No geral, o Mesa 23.0 é uma boa atualização trimestral de recursos que, como sempre, é pesada nas alterações da Intel e Radeon – e hoje em dia inclinando-se fortemente com o foco do Vulkan – junto com uma boa quantidade de trabalho nos drivers menores e como Zink. Enquanto isso, o Mesa 23.1 já está em desenvolvimento como atualização de recursos do próximo trimestre.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile