Mesa 23.3 lançado, saiba as novidades

Mesa é uma biblioteca de gráficos 3D de código aberto que implementa as especificações OpenGL, Vulkan e outras APIs. Mesa é usada por muitos sistemas operacionais baseados em Linux, BSD e outros para fornecer gráficos acelerados por hardware para aplicativos e jogos.

A versão 23.3 do Mesa foi lançada recentemente, trazendo várias melhorias e novidades para os usuários e desenvolvedores. Neste post, vamos destacar algumas das principais mudanças que esta versão introduziu.

  • Suporte a novas GPUs e drivers: Mesa 23.3 adicionou suporte para as GPUs AMD Radeon RX 6600 e 6600 XT, bem como para as GPUs Intel Xe-HPG DG2. Além disso, Mesa 23.3 introduziu um novo driver Vulkan chamado Lavapipe, que é um driver de software baseado em LLVM que pode executar aplicativos Vulkan em CPUs sem suporte nativo a Vulkan.
  • Melhor desempenho e compatibilidade: Mesa 23.3 trouxe várias otimizações e correções de bugs para os drivers existentes, melhorando o desempenho e a compatibilidade de vários jogos e aplicativos. Por exemplo, o driver RadeonSI para GPUs AMD recebeu melhorias na renderização de sombras, no gerenciamento de memória e na redução de latência. O driver ANV para GPUs Intel também recebeu melhorias na renderização de texturas, na compactação de superfícies e na redução de alocações de memória. O driver Zink, que permite executar aplicativos OpenGL sobre Vulkan, também recebeu várias correções e melhorias na precisão, na estabilidade e na conformidade com as especificações OpenGL.
  • Novas funcionalidades e extensões: Mesa 23.3 também implementou novas funcionalidades e extensões que ampliam as capacidades dos drivers e das APIs. Por exemplo, o driver RADV para GPUs AMD implementou o suporte a Ray Tracing via VK_KHR_ray_tracing_pipeline e VK_KHR_acceleration_structure, permitindo que os jogos e aplicativos que usam essa técnica de renderização sejam executados em GPUs AMD compatíveis. O driver ANV para GPUs Intel também implementou o suporte a Ray Tracing via VK_KHR_ray_query, que é uma alternativa mais simples e eficiente para realizar consultas de raios em GPUs sem suporte dedicado a Ray Tracing. Além disso, Mesa 23.3 implementou o suporte a OpenGL 4.6 em todos os drivers que suportam Vulkan, bem como várias extensões OpenGL e Vulkan que melhoram o desempenho, a qualidade e a funcionalidade dos gráficos 3D.

Estas são apenas algumas das novidades que o Mesa 23.3 trouxe para os usuários e desenvolvedores de gráficos 3D. Para saber mais sobre esta versão, você pode consultar as notas de lançamento oficiais em https://docs.mesa3d.org/relnotes/23.3.html ou baixar o código fonte em https://mesa.freedesktop.org/archive/. Esperamos que você aproveite as melhorias e novidades do Mesa 23.3 e nos dê seu feedback sobre sua experiência com esta versão.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile