Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes. Os engenheiros da Intel fundiram no Mesa 23.3 o suporte inicial do driver Vulkan “ANV” de código aberto para recursos escassos! Este é o recurso importante necessário para executar uma série de jogos Direct3D 12 mais recentes com Steam Play (Proton) via VKD3D-Proton com hardware gráfico Intel.

A única desvantagem desse suporte esparso do driver Intel Vulkan é que ele ainda funcionará apenas com o driver do kernel Intel Xe DRM que ainda não foi mesclado. O suporte esparso do Vulkan não está funcionando com o driver de kernel DRM i915 padrão, mas sim com o próximo driver de kernel Xe, portanto, por enquanto, a menos que executem uma versão de kernel corrigida/experimental, os jogadores do Intel Linux ainda estarão sem o suporte esparso e, portanto, encontrarão problemas tentando rodar vários jogos mais recentes do Windows no Linux com Intel Arc Graphics.

Um dos patches continua observando a possibilidade de o i915 ainda ter a infraestrutura necessária para suportar recursos esparsos, mas a partir do Linux 6.6 não há nada configurado para isso.

“Se quisermos oferecer suporte à API DX12 por meio do vkd3d, precisamos oferecer suporte a parte da API Sparse Resources. Do contrário, vários jogos Steam não funcionarão. Por enquanto, oferecemos suporte apenas ao backend xe.ko, mas a grande maioria do código é independente do KMD e, portanto, uma implementação do i915.ko usaria a maior parte do que está aqui, apenas estendendo a parte que liga e desvincula a memória.”

Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes

Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes

A solicitação de mesclagem para suporte esparso do Intel ANV Vulkan observa que corrigirá uma série de jogos como Resident Evil 4, Street Fighter 6, Elden Ring, Deahtloop, Assassin’s Creed Valhalla e outros.

O código foi mesclado para o lançamento do Mesa 23.3, previsto para o quarto trimestre. Agora, espero que o driver do kernel Intel Xe DRM seja mesclado em breve, pelo menos na forma experimental/opcional, para tornar mais fácil para os jogadores do Intel Linux aproveitarem a maior variedade de jogos do Windows, com esse suporte esparso sendo um bloqueador.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.