Mesa 23.3 oferece suporte opcional para permitir game tearing em Wayland

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Acaba de ser mesclada para o Mesa 23.3 a integração do sistema de janelas Vulkan (WSI). Então, isso deve permitir a opção “PresentOptionAsyncMayTear” que pode ser usada para permitir tearing sob (X)Wayland se desejar desempenho máximo ao custo de uma possível renderização imperfeita. Deste modo, o Mesa 23.3 oferece suporte opcional para permitir game tearing em Wayland.

A solicitação de mesclagem de dez meses de Xaver Hugl para oferecer suporte a PresentOptionAsyncMayTear no código Vulkan WSI do Mesa foi finalmente mesclada na segunda-feira. Da especificação do protocolo Xorg:

“PresentCapabilityAsyncMayTear significa que o dispositivo de destino pode ser capaz de inverter o buffer de varredura no meio do quadro, em vez de esperar por um intervalo vertical em branco. A latência precisa entre a solicitação de inversão e a transição de varredura real não é definida por esta especificação, mas destina-se a não haverá mais do que algumas scanlines.”

Mesa 23.3 oferece suporte opcional para permitir game tearing em Wayland

Com as 21 linhas do novo código e um XCB atualizado, é possível habilitar o tearing no XWayland para jogos se você não estiver preocupado com a perfeição da renderização em vez da caixa de apresentação da “caixa de correio” do Vulkan.

Mais detalhes para os interessados por meio da solicitação de mesclagem.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.