Mesa mescla suporte inicial OpenGL/Vulkan para GPU do Raspberry Pi 5

O Mesa mescla suporte inicial OpenGL/Vulkan para GPU do Raspberry Pi 5, além de muitas outras novidades que estão chegando em breve a este recurso. Mesclado ao Mesa 23.3 neste fim de semana está o suporte inicial nos drivers V3D Gallium3D (OpenGL) e V3DV Vulkan para o IP gráfico Broadcom VideoCore 7.1.x que é encontrado dentro do novo computador de placa única Raspberry Pi 5.

Enquanto o Raspberry Pi OS está sendo lançado com suas próprias compilações downstream do Mesa e do kernel Linux para habilitar a aceleração gráfica pronta para uso no Raspberry Pi 5 imediatamente, para obter suporte mais avançado e obter o suporte upstream para que possa ser facilmente captado por outras distribuições Linux ARM, Alejandro Piñeiro da Calia enviou o suporte gráfico VideoCore 7.1.x para os drivers V3D/V3DV upstream a tempo para o Mesa 23.3. Embora também haja o suporte ao driver gráfico do kernel DRM que também precisa ser upstream também para ter uma pilha de GPU de código aberto funcionando — esse código do kernel pode vir assim que o kernel v6.7.

Mesa mescla suporte inicial OpenGL/Vulkan para GPU do Raspberry Pi 5

Piñeiro escreveu sobre as mudanças do VideoCore 7.1.x para o Raspberry Pi 5:
Embora haja muitas mudanças em comparação com o HW gen 4.X (usado no rpi4), não foi necessário criar um novo driver completo para eles, apenas para atualizar fortemente v3d, v3dv e as partes comuns broadcom, especialmente o compilador.

Este MR inclui apenas patches que modificam o código comum v3d, v3dv e broadcom. Também temos alguns patches que precisam de mudanças no NIR, mas preferimos enviá-los assim que este MR for mesclado. Essas são melhorias que não são necessárias para que o motorista funcione, então eles podem esperar.

Com esses patches, os conjuntos de testes de conformidade Vulkan e OpenGL ES são aprovados com sucesso. Consulte a mesclagem para obter mais detalhes.

Mesa 23.3 implementa suporte para Rusticl On Zink para ter OpenCL no topo Vulkan Drivers

Mesclado para a versão Mesa 23.3 deste trimestre está a capacidade de ter o driver OpenCL escrito por Rusticl Rust rodando no topo do Zink, o driver Gallium3D conhecido por OpenGL-on-Vulkan. Com o Rusticl no Zink, isso agora significa obter este driver OpenCL 3.0 trabalhando em cima dos drivers de hardware Vulkan.

A Rusticl continua desfrutando de sucesso dentro do Mesa como uma implementação OpenCL moderna escrita por Rust que supera o rastreador de estado Clover adormecido. Rusticl tem feito muito progresso com os vários drivers Gallium3D de hardware como Nouveau, Intel Iris e RadeonSI, enquanto agora o suporte foi upstream para fazê-lo funcionar com Zink também.

Karol Herbst, da Red Hat, fundiu o suporte para Rusticl no Zink. O código passa “como 99%” do conjunto de testes de conformidade OpenCL (CTS) pelo menos com o Intel ANV Vulkan embaixo. Há algumas “coisas aleatórias que não funcionam”, mas muitos aplicativos OpenCl estão incluindo coisas como o benchmark LuxMark OpenCL.

O código chegou através deste pedido de fusão para Rusticl no Zink. Ótimo momento com o congelamento de recursos do Mesa 23.3 chegando em duas semanas. Karol também mesclou alguns preparativos para o suporte ao EventSig + Send para o Rusticl.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile