Mesmo com o Face ID a Apple ainda parece querer empurrar o Touch ID sob a tela!

A Apple removeu o Touch ID de seus iPhones principais há alguns anos. Com a inserção do Face ID, a tecnologia ficou um pouco ultrapassada. No entanto, aparentemente, a empresa está querendo empurrar o Touch ID em seus iPhones novamente, mas dessa vez com uma tecnologia aprimorada, alocando-a sob a tela do dispositivo.

Há algum tempo que acompanhamos os rumores de que a Apple estaria tentando trazer o Touch ID de volta aos seus iPhones. O que pode ser confirmado, de acordo com uma nova patente. A patente em questão acaba de ser publicada pelo USPTO (Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos), depois de ser arquivada há alguns anos em setembro de 2019.

O título é bastante revelador: “Detecção de impressão digital sob exibição com base em fora do eixo luz angular”. A patente revela que a Apple ainda está trabalhando em uma maneira de integrar o Touch ID na tela do iPhone. Houve alguns rumores de que a empresa estava testando ativamente a funcionalidade com o iPhone 13, mas aparentemente decidiu manter o Face ID com a série.

Imagem: Reprodução | PhoneArena

Touch ID sob a tela

De acordo com as últimas previsões, vazamentos e rumores, podemos ver um iPhone com Touch ID sob a tela ainda este ano, com o lançamento do iPhone 14. A Apple escreve nos documentos de patente que um Touch ID sob a tela seria “particularmente vantajoso para verificação e/ou autenticação em um dispositivo eletrônico.”

De acordo com o PhoneArena, outra coisa que a patente revela é que a Apple está seguindo a rota da impressão digital óptica, em vez de experimentar tecnologias ultrassônicas ou outras que não sejam baseadas em luz.

Mas, precisamos lembrar que estamos falando de uma patente, que pode ser colocada em prática ou não. As empresas de tecnologia publicam centenas de patentes todos os anos, e apenas uma porcentagem minúscula delas aparece em um dispositivo produzido em massa. E esse pode ser mais um caso desses.

Trazer o Touch ID de volta é interessante?

Embora a Apple diga que o Face ID é mais seguro, funciona mais rápido e é menos provável que seja falsificado ou hackeado, a realidade é que muitos serviços de pagamento online e sites que exigem autenticação em geral agora funcionam com impressões digitais.

Mesmo que o Face ID seja o método mais seguro e rápido, a Apple precisaria adicionar a opção de impressão digital para não ficar para trás na frente do recurso, aponta o PhoneArena. Se a empresa fará isso mesmo, ainda não sabemos.

Via: PhoneArena

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile