Meta descontinuará seu aplicativo Facebook Gaming

Os recursos básicos de jogos ainda estarão acessíveis através do aplicativo do Facebook

Por
Jardeson Márcio
Jardeson Márcio é Jornalista e Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba. Com 8 anos de experiência escrevendo no SempreUpdate, Jardeson é um especialista...
3 min

Para os amantes de jogos, infelizmente não temos uma boa notícia para os usuários da plataforma Facebook Gaming. A CNBC acaba de informar que a Meta vai descontinuar seu aplicativo Facebook Gaming.

O Facebook Gaming é a mesma plataforma que permite aos usuários assistir e jogar videogames sob demanda. E, de acordo com o comunicado oficial, o aplicativo Gaming do Facebook (FGaming) não estará mais disponível para Android e iOS a partir de 28 de outubro deste ano.

Meta descontinuará Facebook Gaming

Depois que o aplicativo for descontinuado, os recursos básicos de jogos ainda estarão acessíveis através do aplicativo do Facebook. Em uma atualização do aplicativo FGaming, a empresa disse: “Queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos vocês por tudo o que fizeram para construir uma comunidade próspera para jogadores e fãs desde o lançamento deste aplicativo”.

A empresa completou dizendo que “Este foi realmente um esforço liderado pela comunidade para trazer novos recursos de jogos para o Facebook”. Em seguida, eles acrescentaram: “Apesar dessa notícia, nossa missão de conectar jogadores, fãs e criadores com os jogos que eles amam não mudou, e você ainda poderá encontrar seus jogos, streamers e grupos ao visitar Gaming no aplicativo do Facebook”.

Sem jogos no Facebook

O aplicativo Meta Gaming foi lançado há mais de dois anos. A pandemia de Covid-19 impulsionou plataformas como esta. Por isso, naquela época, essa plataforma era considerada a principal rival do Twitch, que ocupa uma posição de liderança nesse mercado.

A Meta tem feito o possível para obter um espaço maior nesse mercado. Como mostram os dados da Streamlabs, no segundo trimestre de 2022, o Facebook Gaming representou apenas 7,9% da participação de mercado.

No entanto, nesse período, o Twitch apresentou resultados dez vezes melhores (76,7%), enquanto o YouTube ficou em segundo lugar (15,4%). Ou seja, a Meta precisaria se movimentar um pouco mais para conseguir uma fatia maior do bolo.

Não é a primeira e única empresa que tentou destronar o Twitch e falhou. Por exemplo, em 2020, a Microsoft fechou seu próprio serviço de streaming, o Mixer. Mesmo o contrato multimilionário com o famoso jogador de Fortnite Tyler “Ninja” Blevins não ajudou a empresa de Redmond a salvar a situação.

Em breve, o Facebook Gaming será descontinuado e a Meta abandonará isso de uma vez. Bom, pelo menos os recursos básicos de jogos ainda continuarão disponíveis no Facebook. Esperamos que as coisas mudem no futuro.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile