Meta desiste do Quest Pro e interrompe o desenvolvimento do dispositivo premium

A Meta está desistindo de seu headset VR premium

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O metaverso é uma das promessas da Meta para o futuro. E, nesse momento, há muitas empresas criando seus próprios modelos de “metaverso” e, algumas delas criando, inclusive, dispositivos AR/VR. Bom, a própria Meta nos apresentou um fone de ouvido VR recentemente. A empresa revelou seu fone de ouvido Quest Pro VR durante a conferência Meta Connect do ano passado no início de outubro e lançou o dispositivo semanas depois, em 25 de outubro. Já se passaram nove meses desde então e parece que a Meta está entregando os pontos e interrompendo o desenvolvimento do dispositivo premium.

De acordo com o The Information (Via: Android Authority), a Meta está desistindo de seu headset VR premium. O relatório afirma que a Meta disse a seus fornecedores no início do ano que não precisaria de novos componentes para o Quest Pro.

Cancelamento do Quest Pro da Meta

O fabricante do Quest Pro da Meta, Goertek, disse que só construirá unidades enquanto houver suprimentos disponíveis. E não é apenas o Quest Pro que a Meta está cancelando. No início deste ano, a empresa revelou que estava trabalhando em dois fones de ouvido, além do Quest 3.

Espera-se que um desses fones de ouvido seja uma versão mais acessível do Quest 3, enquanto o outro é um dispositivo mais avançado com o codinome La Jolla. Acredita-se que La Jolla seja uma continuação do Quest Pro, mas a Meta supostamente interrompeu o desenvolvimento do hardware de segunda geração. Então, as coisas parecem um pouco incertas nesse momento.

meta-desiste-do-quest-pro-e-interrompe-o-desenvolvimento-do-dispositivo-premium

O Quest Pro

O Quest Pro foi lançado a um preço de $ 1.499 (mais de R$ 7,1 mil), um preço que fez com que muitos recuassem com o alto custo. Depois de receber críticas ruins por seu peso, ajuste desconfortável e software ruim, parece que a Meta quer reorientar seus esforços em seus dispositivos VR mais acessíveis.

Espera-se que o Quest 3 tenha algumas grandes melhorias em relação ao Quest 2, que podem incluir lentes mais finas, resolução mais alta, um processador muito mais poderoso, recursos de realidade mista e muito mais. O Quest 3 ainda não tem data de lançamento, mas tem uma janela de lançamento para o outono de 2023.

Esperamos que as empresas entendam que a tecnologia precisa ser mais acessível. Além disso, os acessórios precisam ser úteis, menos pesados e que sejam realmente utilizados pelos usuários. As novas tecnologias estão cada vez mais caras e, nem todo mundo tem tanto dinheiro assim.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.