Meta lança biblioteca gráfica intermediária “IGL” construída sobre Vulkan e OpenGL

Confira detalhes sobre essa biblioteca e para que serve.

A Meta, empresa responsável pelos gigantes Facebook e Instagram, por exemplo, publicou a Intermediate Graphics Library (IGL). Trata-se de uma nova biblioteca de plataforma cruzada para fornecer uma única interface de baixo nível que funciona sobre APIs gráficas nativas de OpenGL e Vulkan para Apple’s Metal. Portanto, a Meta lança biblioteca gráfica intermediária “IGL” construída sobre Vulkan e OpenGL.

O IGL visa encapsular os recursos comuns da GPU em uma interface de plataforma cruzada de baixo nível que funciona em todos os principais back-ends gráficos, além do Direct3D. Metal 2+, OpenGL 2.x, OpenGL 3.1+, OpenGL ES 2.0+, Vulkan 1.1+ e WebGL 2.0 são suportados enquanto as plataformas variam de macOS e iOS a Windows, Android e Linux. 

“Temos o prazer de anunciar o lançamento de nossa nova biblioteca de gráficos intermediários (IGL) de código aberto! Na Meta, estamos comprometidos em criar padrões abertos para gráficos 3D em parceria com a indústria em geral e o Khronos ® Group. Após meses de trabalho árduo e dedicação, estamos entusiasmados em compartilhar nossa última criação com a comunidade de desenvolvimento.

A IGL fornece aos desenvolvedores um poderoso conjunto de ferramentas para criar recursos visuais e gráficos de alta qualidade em seus aplicativos. Esteja você trabalhando em um jogo, um aplicativo de modelagem 3D ou qualquer outro projeto que exija gráficos de alto nível, a IGL oferece cobertura.

Essa biblioteca multiplataforma encapsula a funcionalidade GPU comum com uma interface multiplataforma de baixo nível, abstraindo Render Hardware Interface (RHI) com uma abordagem moderna. Ele suporta várias APIs gráficas, como OpenGL ® , OpenGL ES™, WebGL™ e Vulkan ® , com uma interface comum. É leve e eficiente, com sobrecarga mínima sobre as APIs subjacentes e dependências mínimas de bibliotecas externas.”

Meta lança biblioteca gráfica intermediária “IGL” construída sobre Vulkan e OpenGL

A Meta publicou o código da biblioteca IGL sob uma licença do MIT.A Meta espera que a Intermediate Graphics Library seja usada para softwares que variam de jogos a aplicativos de modelagem 3D e muito mais. Os engenheiros da meta publicaram uma postagem no blog em Khronos.org anunciando a IGL e seus esforços para apoiar as APIs padrão da indústria Khronos.

Uma captura de tela Meta mostrando um exemplo de renderização IGL.

O código-fonte e a documentação do IGL estão disponíveis no GitHub do Facebook.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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