Meta terá o supercomputador de IA mais rápido do mundo

O anúncio está feito. A Meta, que engloba empresas como a gigante Facebook afirma que em breve terá o supercomputador de Inteligência Artificial (IA) mais rápido do mundo. Isso deve ocorrer até julho de 2022. Até lá, a Meta garante que terá o que acredita ser o supercomputador de IA mais rápido do mundo. Pelo menos o nome já está definido: AI Research SuperCluster (RSC). Assim, tão logo esteja em completa execução, será um dos supercomputadores de IA mais rápidos do mundo, disse a empresa em um post. 

Portanto, o desenvolvimento do RSC está em andamento. Porém, assim que a segunda fase for concluída no segundo semestre deste ano, o sistema terá capacidade que chega a quase 5 exaflops de computação de precisão mista. 

A Meta era antes chamada apenas de Facebook. Então, a empresa já está usando o supercomputador para treinar grandes modelos em processamento de linguagem natural (NLP) e visão computacional para pesquisa. A Meta usa modelos de IA em larga escala. A ideia é que seja capaz de detectar conteúdo prejudicial nas plataformas sociais. Em última análise, porém, vai treinar modelos com trilhões de parâmetros para ajudá-la a alimentar o metaverso. Este é um mundo virtual que a Meta pretende oferecer suporte com suas plataformas e produtos. 

“As experiências que estamos construindo para o metaverso exigem enorme poder computacional (quintilhões de operações/segundo!) disse em um comunicado.

Meta terá o supercomputador de IA mais rápido do mundo

Atualmente, o RSC possui um total de 760 sistemas Nvidia DGX A100 com um total de 6.080 GPUs. As GPUs se comunicam por meio de uma malha Clos de dois níveis Nvidia Quantum 200 Gb/s InfiniBand. A camada de armazenamento da RSC tem 175 petabytes de Pure Storage FlashArray, 46 petabytes de armazenamento de cache nos sistemas Penguin Computing Altus e 10 petabytes de Pure Storage FlashBlade.

Por enquanto, o supercomputador de IA mais rápido do mundo é o Perlmutter do Departamento de Energia dos EUA. Ele oferece quase quatro exaflops de desempenho de precisão mista com 6.159 GPUs Nvidia A100 Tensor Core. 

Meta terá o supercomputador de IA mais rápido do mundo

Então, quando o RSC da Meta estiver pronto, a malha de rede InfiniBand conectará 16.000 GPUs como endpoints. Assim, será uma das maiores redes implantadas até hoje. Além disso, a Meta projetou um sistema de armazenamento em cache e armazenamento que pode atender a 16 TB/s de dados de treinamento. A empresa planeja até 1 exabyte. Isso equivale a 36.000 anos de vídeo de alta qualidade.

Além disso, a RSC está substituindo a infraestrutura antiga da Meta, projetada em 2017. Esta possui 22.000 GPUs Nvidia V100 Tensor Core em um único cluster e realiza 35.000 trabalhos de treinamento por dia. 

Via ZDNet

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile