in

Metrô chinês permite pagar com reconhecimento facial

Metrô chinês permite pagar com reconhecimento facial. Veja mais detalhes sobre essa modalidade de pagamento que se tornou febre na China.

A princípio, a tecnologia de reconhecimento facial é usada para tudo em toda a China. Desde identificar criminosos até medir a atenção dos alunos nas aulas. Agora, estreou um sistema no metrô chinês que permite que você use seu rosto para pagar através de reconhecimento facial.

Pagar bilhetes escaneando seu rosto

Um relatório do South China Morning Post sugere que o sistema de metrô na cidade de Shenzhen, no sul, começou a usar a tecnologia de reconhecimento facial para permitir que pessoas com mais de 60 anos se registrem para passeios gratuitos de metrô. Igualmente, outras cidades como Jinan, Xangai, Qingdao, Nanjing e Nanning estão atualmente experimentando esse sistema.

A tecnologia em Shenzen foi implantada em 18 estações com 28 máquinas de portão automático e 60 processadores de tíquetes de autoatendimento. Foi desenvolvido pelo conglomerado chinês Tencent, que também opera parcialmente metrôs na cidade. A empresa planeja estender o ingresso gratuito através de um programa de reconhecimento de rosto, incluindo veteranos do exército.

Dessa forma, o sistema de reconhecimento facial está lentamente ganhando popularidade nessas estações. Além disso, o relatório sugere que mais de 500 passageiros estão pagando tarifas examinando seus rostos todos os dias na cidade de Jinan.

Não é algo novo

Pagar por bens e serviços escaneando seu rosto não é um fenômeno novo na China. De acordo com um relatório do Wall Street Journal, os dois gigantes da China – Alipay e WeChat – estão correndo para instalar quiosques que ajudam os clientes a pagar através do reconhecimento facial. Aplicativos de empréstimos menores, como Money Station, também usam a tecnologia para verificar os solicitantes de empréstimos.

Metrô chinês permite pagar com reconhecimento facial
Diz-se que as pessoas na China estão aceitando a ideia do reconhecimento facial como forma de pagamento. Imagem: Wikimedia Commons.

Em um clima em que a vigilância em massa é uma preocupação crescente em todo o mundo, diz-se que as pessoas na China estão aceitando a ideia do reconhecimento facial como forma de pagamento. Uma pesquisa publicada pela Associação de Pagamento e Compensação da China em 2018 observou que 85% dos consumidores estavam confortáveis com o pagamento por meio de um método biométrico, como impressão digital ou digitalização de rosto.

Se gostou desse método chinês de pagar bilhetes usando reconhecimento facial, não deixe de compartilhar!

Fonte: The Next Web

Leia também: China vai lançar moeda digital centralizada