Microsoft acaba a Cortana no Windows 10 e no Windows 11 ainda este ano

Recurso será trocado pelo Copilot com o ChatGPT.

O fim de uma era: a Microsoft toma uma decisão radical e acaba ainda este ano com a Cortana no Windows 10 e no Windows 11. Na verdade, este recurso nunca empolgou muito os usuários do sistema da Microsoft. Agora, a empresa anunciou que o suporte para o aplicativo Cortana para Windows 10 e Windows 11 está chegando ao fim. De acordo com especulações, o recurso será trocado pelo Copilot com o ChatGPT. Este é um mecanismo considerado mais moderno e eficiente.

Para quem se lembra, a Cortana foi criada para o Windows e surgiu quase que junto do Google Assistente, Alexa e Siri. No entanto, em 2021, já perdeu sua versão móvel.

A Microsoft não fez muito barulho para acabar com o aplicativo, divulgando as notícias em um documento de suporte, em vez de uma postagem no blog. Mas o fim do suporte ao aplicativo não significa que a Cortana esteja desaparecendo por completo.

O aplicativo Cortana não terá mais suporte a partir de uma data ainda não especificada no final deste ano – a Microsoft simplesmente se refere ao “final de 2023”. A empresa ressalta, no entanto, que enquanto o app está morrendo, o assistente digital vai sobreviver em vários outros produtos.

O documento de suporte diz:

Estamos fazendo algumas alterações no Windows que afetarão os usuários do aplicativo Cortana. A partir do final de 2023, não ofereceremos mais suporte à Cortana no Windows como um aplicativo independente. No entanto, você ainda pode acessar recursos de produtividade poderosos no Windows e no Edge, que aumentaram os recursos de IA.

Isso significa que você ainda pode obter ajuda com suas tarefas, calendário e e-mail, mas de maneiras novas e empolgantes. Essa alteração afeta apenas a Cortana no Windows, e seu assistente de produtividade, Cortana, continuará disponível no Outlook mobile, no Teams mobile, na tela do Microsoft Teams e nas salas do Microsoft Teams.

Microsoft acaba a Cortana no Windows 10 e no Windows 11 ainda este ano

A Microsoft acrescenta: “Sabemos que essa alteração pode afetar algumas das maneiras como você trabalha no Windows, por isso queremos ajudá-lo a fazer uma transição suave para as novas opções. Em vez de clicar no ícone da Cortana e iniciar o aplicativo para começar a usar a voz, agora você pode usar a voz e satisfazer suas necessidades de produtividade através de diferentes ferramentas”.

A empresa também destaca as outras opções que permanecerão disponíveis para os usuários do Windows, incluindo acesso de voz no Windows 11, o novo Bing com inteligência artificial e o Microsoft 365 Copilot com infusão de IA. Há também o Windows Copilot disponível para o Windows 11 em pré-visualização a partir deste mês.

Mais detalhes estão disponíveis aqui.

Microsoft lança PowerToys v0.70.1 para corrigir uma lista de problemas

Não faz muito tempo que a Microsoft lançou o PowerToys v0.70.0 para uma empolgante base de usuários, completo com dois novos utilitários empolgantes. Apenas uma semana depois, é hora de mais um lançamento.

Desta vez, infelizmente, não há novos brinquedos para brincar, mas isso não significa que o PowerToys v0.70.1 não seja significativo. Descrito como um lançamento de patch, ele aborda um grande número de problemas encontrados no software, além de fazer várias melhorias.

Muitos dos utilitários cada vez maiores que compõem os PowerToys são afetados por esta atualização, mas a maioria das correções está relacionada às novas ferramentas Peek e Mouse Without Borders. Vale a pena observar um aviso que a Microsoft emitiu sobre o último módulo: “o modo de serviço no Mouse Sem Fronteiras pode ser desativado após a atualização e precisará ser ativado novamente”.

Você pode baixar a atualização do GitHub ou usando a opção de atualização da versão do aplicativo que você já instalou.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile