in

Microsoft adiciona 2FA-Protected “Personal Vault” ao OneDrive Cloud Storage

A Microsoft introduziu uma nova forma de proteger pastas através de senhas no seu serviço de Cloud Storage o OneDrive.

A Microsoft introduziu uma nova forma de proteger pastas através de senhas no seu serviço de Cloud Storage o OneDrive, permitindo que você mantenha seus documentos mais seguros com uma camada de proteção adicional. Assim, a Microsoft adiciona 2FA-Protected “Personal Vault” ao OneDrive Cloud Storage.

Apelidada de Personal Vault, a pasta irá aparecer junto a outras pastas e documentos no seu app do OneDrive. Porém, estará “trancada” e irá perguntar por um código de acesso toda vez que você tentar acessá-la via web, PC ou dispositivos mobile. Assim, mantêm-se mais seguras caso alguém ganhe acesso a sua conta ou dispositivo.

Como a Microsoft adiciona 2FA-Protected “Personal Vault” ao OneDrive Cloud Storage

A empresa acredita que com essa nova camada de proteção os usuários poderão armezenar dados sensíveis como cópias de passaporte, comprovantes e outros documentos de identificação e informações financeiras por exemplo.

Para armezenar seus arquivos em um Personal Vault tudo que precisa fazer é escanear os seus documentos diretamente no Vault através do seu app OneDrive.

Você pode tirar fotos e enviá-los diretamente ao Vault, desde que não exceda o limite do seu storage. A Microsoft também aumentou o plano base do OneDrive de 50gb para 100gb sem nenhum tipo de cobrança.

Microsoft adiciona 2FA-Protected “Personal Vault” ao OneDrive Cloud Storage

Características

O Personal Vault, por padrão, inclui toda a proteção que o OneDrive já oferece incluindo criptografia “em repouso” no Microsoft Cloud. Depois, o envia ao dispositivo com:

  • proteção contra ransonware;
  • remoção e recuperação em massa de arquivos;
  • monitoramente de atividade suspeita;
  • vírus scan durante download para ameças conhecidas;
  • e histórico de versão para todos os tipos de arquivo.

Adicionalmente, quando o OneDrive sincroniza os arquivos no seu Personal Vault para o computador, ele automaticamente armezena esses arquivos para uma área com proteção Bilocker-Encrypted no seu hard-drive em seu PC com Windows 10, ao invés de uma pasta comum.

Para proteção futura em dispotivos mobile, recomendamos que você habilite encriptação em seu dispositivo iOS ou Android, diz a Microsoft. Juntas, essas medidas ajudarão a manter seus arquivos protegidos mesmo que seu dispotivo seja perdido, roubado ou comprometido.

O que mais? Após um período de inatividade, o Personal Vault é travado automaticamente. Este período varia de 3 minutos em dispositivos mobile e 20 minuntos na web ou local. Portanto, a reautenticação é necessária para acessá-lo novamente.

Além disso, há mais uma vantagem. Caso você esteja acessando o OneDrive por um navegador em um PC desconhecido, o navegador não irá salvar cache dos seus arquivos do Personal Vault.

Esta versão do OneDrive estará disponível na versão web tal qual suas versões para PC, iOS e Android.

Atualmente o serviço está rodando com exclusividade na Australia, Nova Zelandia e Canadá. Ele deve ser lançado em outros países até o final deste ano.

Escrito por Edgar

Quem sou eu? Uma pessoa em constante mudança, buscando novas maneiras de pensar e transformar a interação humana com o mundo a sua volta, em resumo, sou um UX Designer em Portugal.

Na minha vida profissional, implementei soluções criativas para algumas brandings Brasileiras, Americanas (USA) e Europeias (Continente).