Microsoft adiciona suporte de decodificação AV1 ao seu driver Mesa D3D12

A Microsoft recentemente trabalhou em um suporte VA-API "assíncrono" mais rápido.

Os engenheiros da Microsoft continuam trabalhando para melhorar seu driver Direct3D 12 no Mesa. O objetivo é levar melhorias para beneficiar o uso do Windows Subsystem for Linux (WSL2) e similares. Assim, a Microsoft adiciona suporte de decodificação AV1 ao seu driver Mesa D3D12.

A Microsoft recentemente trabalhou em um suporte VA-API “assíncrono” mais rápido, beneficiando não apenas seu driver, mas também uma aceleração de vídeo mais rápida para RadeonSI, codificação/decodificação HEVC e uma variedade de outras adições recentes ao Mesa por seus engenheiros. O mais recente na frente de aceleração de vídeo VA-API enquanto executa o driver D3D12 agora suporta a decodificação de vídeo AV1.

Microsoft adiciona suporte de decodificação AV1 ao seu driver Mesa D3D12

Até a Microsoft está interessada na aceleração AV1.


O mais novo código Mesa 22.3 desta semana adiciona decodificação de vídeo AV1 com o driver D3D12 para os formatos NV12 e P010. Além disso, o mesmo pull request adiciona suporte P010 para codificação/decodificação HEVC e suporte para conversão de cores NV12/RGBX/RGBA/P010 no código do processador de vídeo. Como resultado, alguns novos pontos de entrada VA-API também são expostos, permitindo suporte de hardware.

Veja esta solicitação de mesclagem se estiver interessado no trabalho de vídeo D3D12 indo para o Mesa de código aberto para beneficiar os usuários do Windows. Todas essas mudanças recentes farão parte do Mesa 22.3 com seu lançamento estável esperado por volta de dezembro.

Zink habilita o encadeamento OpenGL para “enormes ganhos de desempenho”

Recentemente, o driver AMD OpenGL de código aberto “RadeonSI” habilitou o encadeamento OpenGL por padrão para a opção “glthread” que há muito é aceita por jogo/aplicativo. Junto com isso, houve uma série de melhorias relacionadas ao glthread para este código que leva à execução de chamadas OpenGL para um thread de CPU separado. O driver Zink OpenGL-on-Vulkan agora também habilitou incondicionalmente o threading OpenGL.

Mike Blumenkrantz, que continua trabalhando agressivamente no Zink sob contrato com a Valve, habilitou o “glthread” por padrão. Com o Mesa 22.3, o Zink agora está habilitando a opção glthread por padrão para o que Blumenkrantz descreve como “enormes ganhos de desempenho”. Mike resumiu a solicitação de mesclagem.

Nessa solicitação de mesclagem, ele observou que o suporte a glthread acelerou o jogo Half-Life 2 com OpenGL em cerca de 35%. Isso se soma a várias outras otimizações de desempenho recentes feitas no Zink para essa implementação genérica do OpenGL construída sobre a API Vulkan.

Há muito o que esperar com o Mesa 22.3 estável em dezembro. Portanto, vamos esperar até lá.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile