in

Microsoft anuncia GitHub CLI para desenvolvedores

Há uma nova interface oficial de linha de comando ‘gh’ para gerenciar alterações de código.

Microsoft anuncia GitHub CLI para desenvolvedores

Os desenvolvedores do GitHub que preferem a linha de comando (CLI) em um terminal ganharam uma ferramenta CLI oficial para gerenciar alterações em projetos de código aberto. Assim, a Microsoft, que comprou o GitHub, diz que ele ficou mais atraente a desenvolvedores. O GitHub anunciou a versão beta da interface da linha de comandos (CLI), chamada GitHub CLI ou ‘gh’ na linha de comando. Assim, ela, permite aos desenvolvedores digitar e executar código do terminal em vez de usar um ambiente de desenvolvimento integrado gráfico (IDE).

A versão beta da CLI do GitHub está disponível hoje para macOS, Windows e Linux (Debian, Fedora/CentOS e Arch) na página da CLI do GitHub.

Microsoft anuncia GitHub CLI para desenvolvedores

Microsoft anuncia GitHub CLI para desenvolvedores

O GitHub observa que a CLI está em “desenvolvimento inicial”, mas traz solicitações de recebimento, problemas e mais conceitos do GitHub para o terminal.

Os comandos atuais incluem solicitações pull de  status, list, view, check out, e create. Os chamados issue commands incluem: status, list, view, e create. 

O site de compartilhamento de código de propriedade da Microsoft reconhece que sua ferramenta ‘hub’  tem sido tradicionalmente a ferramenta de linha de comando não oficial para interagir com o sistema git para monitorar alterações no código-fonte no processo de desenvolvimento de software.

A CLI do GitHub, por outro lado, está sendo usada para explorar como seria uma ferramenta CLI oficial com um “design fundamentalmente diferente”.

Enquanto as duas ferramentas trazem o GitHub para o terminal, o hub se comporta como um proxy para o git e o gh é uma ferramenta independente, explica o GitHub.

O GitHub iniciou a CLI do GitHub com problemas e solicitações de recebimento porque elas são usadas diariamente pelos desenvolvedores.

O GitHub argumenta que a CLI ajudará a aumentar a produtividade do desenvolvedor, por exemplo, usando gh para filtrar listas de problemas para mostrar problemas marcados com rótulos de ‘help wanted’. 

Os desenvolvedores também podem usar o gh para visualizar rapidamente detalhes sobre um bug que eles provavelmente podem corrigir, exibir o status do trabalho, verificar rapidamente as solicitações de recebimento.  

Microsoft anuncia GitHub CLI para desenvolvedores
A ferramenta de linha de comando fornece uma captura instantânea rápida do que aconteceu desde que você criou a solicitação de recebimento.imagem: GitHub

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.