Microsoft compartilha solução alternativa para inicializações lentas e congelamentos do Outlook

Microsoft deve resolver o problema do Outlook definitivamente, em breve

A Microsoft está trabalhando para solucionar um problema que afeta os clientes do Outlook para Microsoft 365. Esse problema vem causando lentidão na inicialização e congelamento, como se os arquivos de dados do Outlook (OST) offline estivessem sendo sincronizados logo após o lançamento. Agora, a Microsoft compartilhou uma solução alternativa para inicializações lentas e congelamentos do Outlook.

No entanto, nenhum novo arquivo OST está sendo criado e nenhuma nova entrada associada a esse comportamento é adicionada ao log de eventos do aplicativo, de acordo com a investigação da empresa. Muitos clientes afetados por esse problema também relataram que o Outlook será aberto imediatamente, sem demora, se clicarem em cancelar após abrir o aplicativo.

A Microsoft e a resolução do problema

A Microsoft diz que os clientes afetados também podem ver que o aplicativo se recusará a iniciar em sistemas nos quais o modo Avião está ativado. Nesses casos, os usuários verão erros dizendo: “Não é possível iniciar o Microsoft Outlook. Não é possível abrir a janela do Outlook. O conjunto de pastas não pode ser aberto. A tentativa de fazer logon no Microsoft Exchange falhou”.

O Outlook congela e inicializações muito lentas acontecem durante a atualização do cache, que ocorre ao criar novos perfis ou desativar as melhorias do calendário compartilhado.

Uma causa conhecida desse sintoma é a reativação do cache. Isso é esperado se o usuário tiver criado um novo perfil ou alternado manualmente de REST para MAPI, desativando melhorias de calendário compartilhado.

No entanto, devido a problemas endêmicos na leitura do status do recurso habilitado para serviço em aplicativos não baseados em Office MAPI, a execução desses aplicativos pode forçar essa alternância inesperadamente.

Solução alternativa disponível para o congelamento do Outlook

A equipe do Outlook está investigando e trabalhando para corrigir esse problema causado pelo aplicativo com problemas ao tentar determinar o que a Microsoft descreveu como o estado “padrão” do cache. Isso acontece porque aplicativos MAPI não pertencentes ao Office, como MFCMAPI e Outlook, chegarão a conclusões diferentes, causando travamentos inesperados e inicializações lentas.

Um artigo de suporte publicado pela empresa diz que os usuários afetados do Outlook podem fazer isso alternando a opção “Melhorias de calendário compartilhado” na caixa de diálogo Configurações da conta do Exchange depois de clicar em Mais configurações e selecionar a guia “Avançado” (a alteração será aplicada após reiniciar o Outlook).

Os administradores de TI também podem usar uma configuração de política de grupo para permitir atualizações de compartilhamento de calendário REST do Outlook para solucionar o problema nos sistemas afetados.

Em abril, a Microsoft corrigiu outro problema que impedia que os clientes do Outlook para Microsoft 365 acessassem seus e-mails e calendários.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile