Microsoft corrige problemas de desempenho na cópia de arquivos do Windows 11 em SMB

O desempenho na cópia de arquivos grandes foi reduzido após atualização do Windows 11 2022

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

A Microsoft finalmente conseguiu corrigir um problema que causava impactos significativos no desempenho ao copiar arquivos grandes em SMB (Server Message Block – um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede) no Windows 11. Esse problema surgiu após a atualização do Windows 11 2022 e, em outras palavras, deixava a cópia de arquivos muito lenta.

O problema de desempenho na cópia dos arquivos em SMB foi corrigido com a atualização de visualização não relacionada à segurança KB5022913 de fevereiro de 2023 do Windows 11, que também introduziu recursos do Moment 2 recém-anunciados.

Microsoft corrige problema no Windows 11 que tornava lenta a cópia de arquivos SMB

De acordo com a Microsoft, “esta atualização aborda um problema que afeta a cópia de uma rede para uma unidade local. A cópia é mais lenta do que o esperado para alguns usuários”. A correção ocorre depois que Ned Pyle, da Microsoft, explicou em outubro que “há uma redução de desempenho em 22H2 ao copiar arquivos maiores de um computador remoto para um computador com Windows 11 ou ao copiar arquivos em uma unidade local”.

microsoft-corrige-problemas-de-desempenho-na-copia-de-arquivos-do-windows-11-em-smb

Infelizmente a empresa não compartilhou detalhes sobre a queda real de desempenho, de acordo com relatórios de usuários, o tempo necessário para operações de arquivo em sistemas afetados pode mais que dobrar em algumas condições.

É mais provável que você tenha esse problema ao copiar arquivos para o Windows 11, versão 22H2 de um compartilhamento de rede via Server Message Block (SMB), mas a cópia de arquivo local também pode ser afetada.

Microsoft (atualização de setembro ao suporte de atualização de visualização KB5017389 documento)

Dois meses depois, em novembro, a empresa começou a testar uma correção que foi lançada em alguns sistemas inscritos no programa Windows Insider executando o Windows 11 Preview Build 25252.

Solução alternativa

A atualização KB5022913 permite que os administradores do Windows testem melhorias e correções de bugs que serão lançadas para todos os usuários do Windows no Patch Tuesday do próximo mês. No entanto, este é opcional e não contém atualizações de segurança.

Você só pode instalar a atualização KB5022913 opcional clicando no botão Baixar e instalar depois de verificar se há atualizações em Configurações > Windows Update. Você também pode baixar e instalar manualmente a atualização KB5022913 para sua plataforma no Catálogo do Microsoft Update.

A Microsoft também compartilhou uma correção temporária que os clientes afetados podem usar para solucionar o problema de desempenho da cópia de arquivo. Os usuários podem atenuar o problema de desempenho conhecido que afeta a cópia de arquivo em SMB com a ajuda de utilitários de cópia de arquivo que não empregam o gerenciador de cache (E/S em buffer).

Duas das opções disponíveis incluem as ferramentas integradas robocopy e xcopy com os comandos de modelo listados abaixo:

Terminal
robocopy \someserver\someshare c:\somefolder somefile.img /J
xcopy \someserver\someshare c:\somefolder /J
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.