Notícias

28/11/2021 às 10:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Microsoft corrige problemas que deixaram o GitHub offline

Microsoft corrige problemas que deixaram o GitHub offline

Este foi um final de semana inesquecível para programadores e desenvolvedores que usam a plataforma GitHub, da Microsoft. Ela ficou fora do ar por bastante tempo, a primeira vez que esse tipo de coisa ocorre depois que foi comprada pela Microsoft. As reclamações e reações de surpresa se espalharam pelas redes sociais e chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter em todo o planeta. Neste domingo, a Microsoft corrigiu os problemas que deixaram o GitHub offline.


Mesmo sendo um final de semana, muitos relataram o problema. Afinal, ninguém espera que os sites e serviços online tirem uma folga. Infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu com o GitHub depois que uma interrupção deixou os desenvolvedores incapazes de acessar o site.

No sábado à noite, a Microsoft começou a investigar uma série de problemas que afetam ações do GitHub, solicitações de API, espaços de código, operações do Git, problemas, pacotes do GitHub, páginas do GitHub, solicitações de pull e Webhooks.

Microsoft corrige problemas que deixaram o GitHub offline

Microsoft corrige problemas que deixaram o GitHub offline
Microsoft corrige problemas que deixaram o GitHub offline

Os problemas começaram em 27 de novembro, quando a Microsoft postou uma atualização na página de status do GitHub às 20:43 UTC, indicando que estava “investigando relatórios de degradação de desempenho para ações do GitHub”. Isso foi rapidamente seguido por uma investigação sobre a disponibilidade degradada de solicitações pull, pacotes GitHub, solicitações de API e muito mais.

Ao longo das duas horas seguintes, mais e mais problemas surgiram e a Microsoft continuou a investigar. Às 22:59 UTC, a empresa anunciou:

Identificamos a causa do problema e estamos trabalhando na correção.

Embora a Microsoft não tenha explicado exatamente o que causou essa grande interrupção, às 23:30 UTC ela disse: “Este incidente foi resolvido”.

A falha do GitHub

O GitHub de propriedade da Microsoft passou por uma paralisação de mais de duas horas hoje, afetando milhares ou potencialmente milhões de desenvolvedores que dependem de seus muitos serviços. O GitHub começou a ter problemas com operações do Git, solicitações de API, ações do GitHub, pacotes, páginas e solicitações de pull afetados.

“Estamos investigando erros que afetam a maioria dos serviços do GitHub”, disse uma atualização de incidente na página de status do GitHub. “Estamos investigando ativamente e forneceremos uma atualização o mais rápido possível.”

Embora as operações Git, solicitações de API, webhooks, solicitações de pull, ações do GitHub, pacotes do GitHub e páginas do GitHub estivessem inativos por mais de duas horas, esses serviços agora estão totalmente online.

O GitHub agora é o lar de mais de 73 milhões de desenvolvedores que contam com o serviço para controle de versão via Git e hospedagem para desenvolvimento de software. GitHub é um grande repositório de código que se tornou muito popular entre desenvolvedores e empresas que hospedam projetos e códigos inteiros no serviço. Apple, Amazon, Google, Facebook e muitas outras grandes empresas de tecnologia usam o GitHub.

Existem mais de 100 milhões de repositórios hospedados no GitHub, portanto, qualquer interrupção afeta uma grande quantidade de organizações. O GitHub ficou inativo por duas horas no ano passado, depois que erros atingiram o serviço e o deixaram brevemente offline. Esta última interrupção ocorreu apenas algumas semanas depois que o ex- CEO do GitHub, Nat Friedman, deixou o cargo , e a empresa continua a operar como um negócio independente de propriedade da Microsoft.

Com informações de The Verge

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×