Microsoft Edge e Mozilla Firefox incorporaram barras de ‘ações rápidas’ em caráter experimental

Claylson Martins
4 minutos de leitura

As versões de desenvolvimento de dois dos principais navegadores do mercado (Microsoft Edge Canary e Mozilla Firefox Nightly) incorporaram, com apenas algumas horas de intervalo, funcionalidades muito semelhantes. Assim, isso pode significar que esses recursos poderiam facilmente acabar sendo implementadas em poucas semanas nas versões estáveis das duas aplicações.

Especificamente, essas adições são ‘barras de comando’ que facilitam a execução de ações rápidas sem ter que entrar na seção de configuração de cada navegador ou navegar entre os menus. E, em ambos os casos, essas funcionalidades estão desativadas por padrão e teremos que seguir um procedimento para poder testá-las.

Mozilla Firefox Nightly: ações rápidas

A nova funcionalidade do navegador Mozilla chama-se, apenas, “Quick Actions”, e a barra de comandos não é assim, mas converte a barra de endereços pré-existente (onde as URLs são mostradas) em um espaço no qual podemos inserir comandos de texto que executa outras funções do navegador, como “Exibir código-fonte”.

Realmente, é uma funcionalidade muito semelhante à incorporada ao Google Chrome em 2020, que, no entanto, acabou sendo removida silenciosamente em versões posteriores do navegador do Google.

Porém, no Firefox, diferentemente do Chrome, não é necessário começar a digitar as primeiras letras do comando para que sejam mostradas sugestões, basta que a barra de endereços seja ativada (por exemplo, quando clicamos nela).

De qualquer forma, mesmo se você for um usuário do Mozilla Firefox Nightly, não se apresse em experimentar ainda. Como costuma acontecer com esses recursos experimentais, eles são lançados progressivamente, para uma porcentagem crescente de usuários, geralmente começando com usuários dos EUA. Até onde sabemos, nem todos eles ainda têm acesso a esse novo recurso.

Mas, se você quer ter certeza, vá para about:config, e procure (e prossiga para definir como ‘true’) os seguintes elementos : ‘browser.urlbar .quickactions.enabled’ e ‘browser.urlbar.shortcuts.quickactions’. Aqueles que o fizeram afirmam que, por enquanto, os seguintes comandos são mostrados por padrão como sugestões: Limpar Histórico, Abrir Downloads, Atualizar Nightly, Restart Nightly e Open Settings. O Google Chrome já fazia o mesmo há dois anos, mas acabou descartando essa funcionalidade.

MS Edge Canary: Paleta de Comandos DevTools

Se, por outro lado, você é um usuário do navegador da Microsoft, ficará interessado em saber que o Edge Canary, a partir da versão 105, também permite habilitar a execução de comandos a partir de uma caixa de interface. No antigo Chrome e no Firefox atual, esta barra não coincide com a barra de endereços, mas é um lançador que é ativado expressamente (pressionando Control + Shift + Space) e é sobreposto na janela do navegador. Algo em imitação da paleta de comandos do VS Code.

Microsoft Edge e Mozilla Firefox incorporaram barras de ‘ações rápidas’ em caráter experimental

Microsoft Edge e Mozilla Firefox incorporaram barras de 'ações rápidas' em caráter experimental

A Microsoft nomeou esta ferramenta como ‘DevTools Command Palette’ (veja a imagem no topo do artigo), embora nem todos os comandos que ela mostra estejam relacionados ao desenvolvimento web. De fato, também permite abrir uma nova janela inPrivate, excluir dados de navegação, alterar o perfil do usuário ou imprimir a página. Claro que se o usuário digitar o símbolo ‘>’, todas as sugestões que forem mostradas serão relacionadas ao desenvolvimento.

Como no caso do Firefox, esta ferramenta Edge também não está habilitada por padrão, mas basta acessar ‘edge://flags/#edge-devtools-command-palette’ e ativá-la de lá para que, assim que o navegador for reiniciado, podemos usar a Paleta de Comandos do DevTools usando o atalho de teclado que mencionamos anteriormente.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.