Microsoft Edge inclui recurso de acessibilidade que pode auxiliar deficientes visuais

A Microsoft está inserindo um recurso de acessibilidade em seu navegador de internet, o Microsoft Edge. A empresa anunciou que o Edge agora pode gerar automaticamente texto alternativo para imagens na web. Uma grande implementação de acessibilidade na web, especificamente para usuários cegos ou com baixa visão.

O recurso implementado no Edge, facilitará a vida dos usuários com problemas visuais, já que hoje, normalmente, esses usuários precisam usar um leitor de tela, um software que lê o que está na tela em voz alta, como o Windows Narrator, por exemplo.

Leitura de tela para deficientes visuais

No entanto, os leitores de tela naturalmente não podem ler imagens, portanto, é considerado uma boa prática adicionar texto alternativo a uma imagem. O que isso faz é fornecer uma descrição da imagem que os leitores de tela podem ler em voz alta, permitindo que os usuários com deficiência visual entendam o contexto completo de uma página.

O grande problema da inclusão, mesmo com esse novo recurso adicionado ao Edge, é que, segundo a Microsoft, metade das imagens na Internet ainda não têm texto alternativo adicionado a elas. Isso faz com que os leitores de tela os leiam como “gráficos não rotulados”, de modo que os usuários ficam sem saber o que está sendo exibido em uma página.

Para resolver esse problema, o Google Chrome começou a gerar rótulos de imagem automaticamente em 2019 e agora a Microsoft está seguindo o exemplo. Esperamos que a grande maioria das imagens sejam rotuladas, de forma a permitir melhor compreensão do que está na tela dos dispositivos, por parte dos deficientes visuais.

Novo recurso do Microsoft Edge: Acessibilidade para deficientes visuais

Usando esse novo recurso, o Edge pode se conectar aos servidores da Microsoft e enviar dados de imagem anonimamente, para que o texto alternativo possa ser gerado automaticamente. As imagens são processadas com inteligência artificial para identificar os elementos na imagem para que ela seja rotulada com precisão. Dessa forma, quando os usuários encontrarem uma imagem sem texto alternativo, o Edge dirá algo como “Parece ser”, seguido de uma descrição das imagens.

Por envolver o envio de dados para a Microsoft, esse recurso está desabilitado por padrão, mas você pode habilitá-lo acessando as configurações de acessibilidade do Edge e habilitando a opção intitulada Obter descrições de imagens da Microsoft para leitores de tela.

Além disso, você também pode ativá-lo página por página com uma nova opção de menu de contexto que será destacada pelo seu leitor de tela. O recurso é excelente e pode trazer mais acessibilidade aos deficientes visuais.

No entanto, existem algumas situações em que o Edge não gera texto alternativo para uma imagem. Por exemplo, se um site marcar imagens específicas como decorativas, elas não serão rotuladas, pois não fornecem nenhum contexto necessário para a página da web.

Além disso, o recurso também não funcionará em imagens menores que 50 x 50 pixels, ou imagens excessivamente grandes. Por fim, o Edge também não rotulará imagens que possam ser sangrentas ou sexualmente sugestivas.

Esse recurso está disponível agora na versão estável do Edge, portanto, desde que você tenha a versão mais recente, deve poder usá-lo tranquilamente.

Via: XDA-Developers

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile