Microsoft Edge vai superar o Safari como o segundo navegador mais usado no mundo

De tempos em tempos é sempre bom darmos uma olhada nos números do StatCounter para sabermos como estão os números relacionados à participação dos navegadores ou sistemas operacionais mais usados ??no mundo. É um site muito útil para saber o comportamento do mercado de browsers. Pelos números, vemos que o Google Chrome faz parte de um outro planeta em relação ao número de usuários. O navegador da web do Google está na liderança há anos e, de longe, atinge uma participação de mercado de mais de 60%. No entanto, a disputa pelo segundo lugar está interessantíssima. Aliás, este é um ranking que muda constantemente. Então, a partir daí, observamos que o Microsoft Edge está muito próximo de alcançar o Safari como o segundo navegador mais utilizado.

Portanto, isso nos faz constatar que o Chromium foi uma excelente aposta para o Edge. E é que após as várias otimizações da Microsoft desde que abandonou o Explorer e reimaginou a experiência de seu navegador, as coisas estão indo muito bem nesse sentido. Atualmente o navegador tem um índice de mercado de 9,54%, um valor não muito distante dos 9,84% que o Safari alcançou durante o último mês de janeiro. A verdade é que, há meses, o navegador da Microsoft vem reduzindo distâncias da Apple.

Microsoft Edge vai superar o Safari como o segundo navegador mais usado no mundo

Microsoft Edge vai superar o Safari como o segundo navegador mais usado no mundo

Atrás do Microsoft Edge está o Firefox, a única opção ao Chromium que existe atualmente, junto com o próprio Safari. Porém, o navegador da Mozilla tem ficado para trás constantemente. que também está próximo, mas ainda um pouco distante. A empresa tem se empenhado em recuperar mercado e atualmente lançou a versão 97 para todos os sistemas operacionais.

A coisa não é muito diferente se formos aos dados na Espanha. E é que o Chrome alcançou um índice de mercado de 70,86% em janeiro, enquanto o Safari obteve o segundo lugar com 8,87%. Quanto ao Opera, os seus valores rondam os 3%, sendo um navegador que ainda é utilizado por muito poucas pessoas, em comparação com os restantes.

O fato de o Safari e o Edge terem esse push e pull em segundo lugar tem a ver com o fato de serem os navegadores padrão em dispositivos iOS, Mac e Windows, respectivamente. Desta forma, além das pessoas que utilizam este navegador voluntariamente, existem outras pessoas que utilizam estes navegadores por não conhecerem nenhum outro, sendo perfeitamente compreensível. Quanto ao Chrome, não parece que as coisas mudem em um futuro próximo, mesmo que a empresa cometa vários erros.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile