Microsoft está desenvolvendo seu próprio chip de IA com o codinome Athena

Chip da Microsoft abrirá caminho para soluções de IA

Esse ano está sendo o ano da ascensão da IA. A OpenAI pode ter começado sua revolução no final de 2022 com o lançamento do ChatGPT-3, mas a corrida por essa tecnologia se intensificou apenas neste ano. Inclusive, a Microsoft está desenvolvendo seu próprio chip de IA com o codinome Athena.

Microsoft e o chip de IA com o codinome Athena

Todas as empresas do segmento de tecnologia precisam avançar para a IA. O chatbot orientado por IA renovou a forma como interagimos com a web e continua nos impressionando de frente e de trás.

A Microsoft rapidamente investiu na OpenAI em troca de sua experiência. Graças a essa jogada inteligente, estamos vendo algum tipo de retorno do Bing, e até a Samsung está pensando em abandonar a Pesquisa do Google em favor do atualizado Bing orientado por IA. A Microsoft tem tudo para ser uma das melhores empresas nessa revolução da IA e, aparentemente, está avançando nessa nova tendência.

Segundo o Reuters (Via: Gizchina), a Microsoft está desenvolvendo seu próprio chip de IA com o codinome “Athena”. Ele alimentará a tecnologia por trás dos chatbots de IA como o ChatGPT, o site cita o relatório do The Information, que vem de fontes familiarizadas com o assunto. Vale ressaltar que, apesar do rápido investimento da Microsoft na OpenAI, o desenvolvimento do chip começou em 2019. Atualmente, há um pequeno grupo de funcionários da Microsoft e da OpenAI trabalhando nisso.

Esses chips de IA serão usados para treinar modelos de linguagem grande e suportar interferências. Ambos os técnicos são necessários para IA generativa, como a que está por trás do ChatGPT.

O chatbot precisa processar uma grande quantidade de dados ao mesmo tempo, reconhecer padrões e criar novas saídas para fornecer respostas contextuais que imitem a conversa humana. A empresa deseja ter um chip interno que funcione muito melhor do que os chips que precisa comprar de fornecedores. Portanto, economizará dinheiro e tempo para continuar investindo em esforços de IA.

NVIDIA ganhará concorrente

Se existe uma empresa que está se beneficiando da corrida da IA, é a NVIDIA. A empresa está oferecendo soluções de software para empresas desenvolverem suas próprias soluções de IA. Além disso, a NVIDIA é a maior fornecedora de chips para esta tecnologia.

Além disso, um relatório recente sugere que o novo empreendimento de IA de Elon Musk (X.AI Corp) também usará chips NVIDIA. Com a ascensão da Microsoft como fabricante de chips de IA, podemos ver a NVIDIA enfrentando algum tipo de concorrência.

Não sabemos exatamente o quão avançado está o desenvolvimento dos novos chips. No entanto, a Microsoft certamente está tentando acelerar a implantação. A gigante está tentando capitalizar o máximo possível neste mercado e superar o Google com suas soluções Bing.

A OpenAI também tem muito a se beneficiar de um possível chip da Microsoft. No momento, os chips mais caros da Nvidia estão enfrentando uma demanda expressiva.

Não está claro se a Microsoft disponibilizará seus chips de IA para os clientes da nuvem do Azure. No entanto, planeja disponibilizar seus chips de IA de forma mais ampla dentro da Microsoft e da OpenAI já no próximo ano. Além disso, o relatório sugere que a gigante tem até um roteiro para os chips que incluem múltiplas gerações futuras. Eles podem não abandonar completamente os chips Nvidia.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile