Notícias

03/11/2021 às 13:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Microsoft implementa o Mesh for Teams: reuniões no estilo metaverso

A empresa está ofertando sua visão de metaverso com essa implementação

Microsoft implementa o Mesh for Teams: reuniões no estilo metaverso

Há poucos dias, o Facebook articulou o futuro do metaverso. Agora, a Microsoft ofereceu sua visão para reuniões de realidade aumentada e virtual AR/VR no Microsoft Mesh for Teams em seu evento de desenvolvedor Ignite em novembro.


A empresa diz que o serviço combina os recursos de AR/VR do Microsoft Mesh, que permite que pessoas em diferentes locais físicos participem de experiências colaborativas por meio de AR e VR, com as ferramentas de produtividade das equipes.

O Mesh se baseia nos recursos do Teams existentes, como o modo Together e a visualização Presenter, que tornam as reuniões remotas e híbridas mais envolventes, de acordo com o VP corporativo da Microsoft, Jeff Teper.

A visualização do Presenter oferece diferentes visualizações, enquanto o modo Together usa IA para colocar todos em uma chamada em um ambiente semelhante a uma sala compartilhada.

microsoft-implementa-o-mesh-for-teams-reunioes-no-estilo-metaverso

Mesh For Teams

De acordo com a Microsoft, qualquer pessoa poderá acessar o Mesh For Teams de smartphones, PCs e headsets AR/VR quando for lançado na versão prévia no primeiro semestre de 2022. Esse mecanismo foi projetado para tornar as reuniões mais “pessoais” e “envolventes”.

Os usuários participam de uma reunião de equipes padrão como um avatar personalizado de si mesmos, e as organizações podem construir espaços, metaversos, por exemplo, dentro das equipes. Os usuários do Mesh for Teams podem levar seus avatares a esses espaços para se misturarem.

microsoft-implementa-o-mesh-for-teams-reunioes-no-estilo-metaverso
Imagem: Microsoft

O Mesh for Teams será lançado com um conjunto de espaços imersivos pré-construídos e, com o tempo, as organizações serão capazes de construir espaços imersivos personalizados e implantá-los nas equipes. Os avatares seguirão os usuários da reunião do Teams para outras experiências habilitadas para Mesh, incluindo espaços imersivos dentro do Teams.

Ambições do metaverso

O VentureBeats nos lembra que há uma corrida para a criação do metaverso, gigantes da tecnologia, incluindo Microsoft e Facebook, estão perseguindo esse universo especulativo e virtual de comunidades interconectadas onde as pessoas se encontram, trabalham, jogam e vivem suas vidas online.

Na visão da Microsoft, um aspecto do metaverso é “a culminação da nuvem inteligente e da borda inteligente” trabalhando em harmonia. “[O metaverso empresarial] reúne internet das coisas, gêmeos digitais, realidade mista”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante uma palestra no Microsoft Inspire.

microsoft-implementa-o-mesh-for-teams-reunioes-no-estilo-metaverso
Imagem: Microsoft

As definições do metaverso variam de acordo com a parte interessada. Na semana passada, o Facebook até mudou o nome da empresa, para imergir nesse universo digital paralelo à realidade. Mark Zuckerberg disse durante a chamada de lucros do segundo trimestre que “O comércio vai ser uma grande parte do metaverso. Você poderá vender produtos físicos e digitais”.

Além de seus casos de uso corporativos previstos, um modelo baseado no consumo também é potencialmente a jogada da Microsoft para o metaverso. Então, espere esse recurso em uma assinatura premium, por exemplo.

Via: VentureBeat

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.