in

Microsoft lança linguagem de programação TypeScript 4.0

Versão foi trabalhada durante dois anos.

Microsoft lança linguagem de programação TypeScript 4.0

Após dois anos de trabalhos intensos, a Microsoft lança uma nova versão da linguagem de programação TypeScript, a 4.0. Ela é muito usada para a construção de grandes aplicativos da Web em JavaScript.

A versão 4.0 é tecnicamente importante por causa dos novos recursos. No entanto, de acordo com o criador do TypeScript, Anders Hejlsberg, este é apenas o ápice do trabalho. Segundo ele, todos têm trabalhado muito nesta construção desde o lançamento do TypeScript 3.0. Portanto, foram dois anos na versão 3.0.

Hejlsberg diz que há muita coisa a se destacar no TypeScript. Isso inclui a experiência com editores. É o caso do Visual Studio Code da Microsoft. Também há melhores mensagens de erro e melhor refatoração.

Trabalhamos muito em desempenho e escalabilidade. As pessoas estão começando a construir projetos realmente grandes em TypeScript.  E querem esse desempenho super rápido em um projeto com centenas de milhares de linhas de código. Isso não é um problema fácil de resolver.

Microsoft lança linguagem de programação TypeScript 4.0

A Microsoft lançou o TypeScript em 2012. Desde julho do ano passado ela se transformou em uma das 10 principais linguagens de programação entre os desenvolvedores. É o que mostra o ranking da empresa RedMonk. O analista da RedMonk Stephen O’Grady acredita que a popularidade do TypeScript é sustentável e “não foi por acaso”. Ele destaca a onipresença do JavaScript e sua segurança.

Pela primeira vez na história, o npm, o popular gerenciador de pacotes JavaScript/TypeScript obteve 50 milhões de downloads mensais. Isso ocorreu em julho deste ano. Uma das melhorias de desempenho no TypeScript 4.0 trata dos tempos de inicialização lentos em projetos maiores.

Microsoft lança linguagem de programação TypeScript 4.0

Daniel Rosenwasser, da equipe do TypeScript, explica que o culpado geralmente é um processo chamado ‘carregamento do projeto’. Então, nele, várias dependências são resolvidas.

A ideia central é que os editores podem executar um servidor parcial leve que apenas olha os arquivos atuais que o editor abriu, observa ele. Esta sempre foi uma opção para os editores. No entanto, o TypeScript 4.0 expande a funcionalidade desse servidor para algumas operações semânticas – ao contrário de apenas operações sintáticas.

 

Demora, um problema resolvido

De acordo com Rosenwasser, algumas máquinas demoraram até um minuto antes que o TypeScript respondesse em um arquivo no VS Code. Contudo, o novo modo no TypeScript 4.0 reduz o tempo de resposta para alguns segundos.

Microsoft lança linguagem de programação TypeScript 4.0

Entre as muitas outras melhorias no TypeScript 4.0 estão as importações automáticas mais inteligentes. Assim, deve ajudar quando as importações automáticas não funcionam. Isso prejudica a produtividade do desenvolvedor.

O TypeScript 4.0 agora faz um pequeno trabalho extra em cenários de editor para incluir um número limitado de pacotes que você listou no campo de dependências do seu package.json, observa Rosenwasser. As informações desses pacotes servem apenas para melhorar as importações automáticas e não mudam nada como a verificação de tipo. Isso ajuda a aliviar o custo de percorrer os diretórios node_modules enquanto corrige um dos problemas mais comuns que temos ouvido para novos projetos.

ZDNet