Microsoft lança oficialmente a aceleração de vídeo da GPU D3D12 para uso do WSL Linux

Sobre o Apoio

WSL 2.3.11 da Microsoft traz "centenas de novos módulos de kernel" e mais recursos
Microsoft traz suporte à distribuição WSL 2 para o Windows Server 2022

Por mais de um ano, se sabe que a Microsoft tem trabalhado na aceleração de vídeo Direct3D para o Mesa, obtendo a API VA mapeada sobre APIs de vídeo Direct3D 12, efeitos baseados em mecanismo de vídeo e outras habilitações em torno do suporte a vídeo Direct3D 12. Deste modo, a Microsoft lançou oficialmente o suporte de aceleração de vídeo da GPU Direct3D 12 agora para usuários do Windows Subsystem for Linux (WSL).

Após o trabalho de engenharia da Microsoft para permitir a aceleração de GPU com APIs OpenGL, OpenCL e Vulkan no Linux com WSL, eles agora estão prontos com suporte oficial à aceleração de vídeo. Esse trabalho que foi criado dentro do Mesa para dar suporte ao direcionamento do Direct3D 12 permite que aplicativos multimídia nativos do Linux, como o GStreamer, que visam a VA-API, sejam executados no Subsistema Windows para Linux 2 enquanto desfrutam de codificação/decodificação de vídeo acelerada por GPU.

Microsoft lança oficialmente a aceleração de vídeo da GPU D3D12 para uso do WSL Linux

A Microsoft usou um vídeo de Satya Nadella para mostrar um vídeo MP4 rodando no GStreamer sob WSL com aceleração de GPU.

Ao decodificar, codificar ou processar um vídeo, você tem a opção de fazê-lo usando a CPU ou, quando disponível, descarregá-lo para o hardware acelerador, geralmente delegando-o à GPU. Aproveitar a aceleração de hardware de vídeo em vez de usar a CPU geralmente tem vários benefícios: maior desempenho, menor consumo de energia e libera esses ciclos de CPU para estarem disponíveis para outras tarefas no WSL ou mesmo no host Windows, aumentando o desempenho geral. Os benefícios de usar a GPU aumentam à medida que a resolução do vídeo aumenta.

Esse suporte emparelhado com as atualizações WSL mais recentes do Microsoft Windows requer o Mesa 22.2 ~ 22.3, dependendo dos recursos específicos da API VA. Mas para encurtar a história, se estiver executando uma pilha muito atualizada, agora você pode desfrutar de codificação / decodificador de vídeo acelerado em WSL que, por sua vez, está sendo executado sobre os drivers Direct3D 12 no host Windows para aceleração de GPU. A integração VA-API foi testada pela Microsoft com FFmpeg, GStreamer e outros exemplos proeminentes de teste de software e vídeo.

Mais detalhes do engenheiro da Microsoft Sil Vilerino no Blog da Linha de Comando do Windows com o anúncio oficial que acaba de sair.