Microsoft lança tour virtual por um de seus datacenters!

A Microsoft acaba de lançar o tour virtual em um de seus datacenters. A novidade acaba de ser divulga e já estamos divulgando a notícia quentinha. A ideia do tour é que os visitantes possam conhecer toda a estrutura do datancenter Microsoft e assim observar os aspectos de segurança, infraestrutura e hardware.

No entanto, será possível verificar sobre energia renovável cuja fonte alimenta todo o datacenter Microsoft. Além disso, o acesso é permitido por computadores ou até mesmo dispositivos móveis.

Hoje, a Microsoft possui mais de 200 datacenters no mundo inteiro em 34 países. Como curiosidade, todos eles, os datacenters, estão conectados através de mais de 265.000 km de fibras ópticas submarinas, terrestres e metropolitanas. Mas, o número de km vai crescer, empresa já anunciou planos de construção de novos datacenters na América Latina, especialmente no México, Chile e Brasil.

No entanto, além de km de fibras, a Microsoft traçou planos para estes últimos países devido à crescente adesão ao processo de digitalização.

Datacenter Microsoft no Brasil

No Brasil a Microsoft divulgou recentemente o Microsoft Mais Brasil. O projeto é focado no crescimento do país, gerando oportunidades de emprego e sustentabilidade. Nele, foi anunciada a expansão de infraestrutura de nuvem com uma nova região de datacenter – a Brazil Southeast Region. Depois, foram disponibilizadas ainda as Zonas de Disponibilidade Azure na região Brazil South, que são responsáveis por fornecer energia redundante, resfriamento e rede, além de suporte a aplicações com maior disponibilidade e tolerância a erros para falhas de datacenter; bem como a residência de dados do Microsoft 365 e o Microsoft 365 Multi-Geo, que permite o armazenamento de dados em duas ou mais regiões.

O tour virtual também apresenta uma visão da infraestrutura de ponta do século XXI, incluindo servidores mantidos frios em tanques de líquido fervente e datacenters modulares que a Microsoft implantou no fundo do mar em tubos semelhantes a submarinos.

“Datacenters são como casas – prédios com equipamentos elétricos e mecânicos. Isso torna a nuvem real para as pessoas e deixa de ser apenas alta tecnologia e imaginação”, citou Noelle Walsh, vice-presidente corporativa da Microsoft, que lidera a equipe que constrói e opera a infraestrutura em nuvem da companhia. Toda a infraestrutura elétrica e mecânica nos datacenters da Microsoft mantém os mais de 4 milhões de servidores da companhia operando com o que é conhecido como os “cinco noves” de confiabilidade, ou 99,999%. “O servidor é a parte mais preciosa”, ela comentou. Agora, faça seu tour pelo datacenter da Microsoft e conheça como tudo funciona.

Tour no datacenter Microsoft

Artigos recentes

Artigos relacionados