Microsoft lança Windows Subsystem For Linux 2

Depois de anunciar o Windows Subsystem para Linux 2 pouco mais de um mês, a Microsoft começou a disponibilizar o WSL2 para o canal Windows Insider Preview. Agora, esse perfil foi atingido, ou melhor, lançado pela empresa na quarta-feira (12/06). Por enquanto, é apenas uma versão preliminar do WSL2. Em todo caso, portanto, a Microsoft lança Windows Subsystem For Linux 2.

O que o Windows Subsystem For Linux 2 lançado pela Microsoft tem de novo?

Por enquanto, dá para adiantar algumas das funções do WSL2. Então, podemos destacar:

  • Oferece um desempenho de E/S muito mais rápido do que o convencional WSL;
  • O WSL2 utiliza mais uma abordagem de virtualização em comparação com a implementação original do WSL;
  • Aproveita o Hyper-V para produzir um desempenho de E/S muito melhor em particular.

O WSL2 parece muito interessante e está atualmente sendo testado. O WSL1 continua disponível ao lado do WSL2.

As informações compartilhadas pela Microsoft:

  • WSL2 terá suporte em todos os SKUs nos quais o WSL é atualmente suportado, incluindo o Windows 10 Home, mesmo que ele use a arquitetura do Hyper-V;
  • WSL1 não será descontinuado neste ponto e coexistirá lado a lado com as distribuições WSL2;
  • Devido ao uso de Hyper-V do WSL2, o WSL2 não funcionará quando o software VirtualBox ou VMware estiver ativo;
  • A versão inicial do WSL2 fornece acesso limitado ao hardware. Porém, eles estarão trabalhando no suporte para GPUs, serial, USB etc, com o tempo;
  • Além de rodar mais rápido, o WSL2 deve funcionar melhor para aplicativos de rede.

Fusão do Linux com Windows? Ou seria o contrário? Microsoft lança Windows Subsystem For Linux 2

 

Mal podemos esperar para ver como você começa a usar o WSL 2. Nosso objetivo é fazer o WSL 2 parecer o mesmo que o WSL 1, e estamos ansiosos para ouvir seus comentários sobre como podemos melhorar. A documentação do Instalando o WSL 2 explica como iniciar e executar o WSL 2. Existem algumas alterações na experiência do usuário que você observará quando começar a usar o WSL 2. Aqui estão as duas alterações mais importantes nessa visualização inicial.

Entendemos que passamos os últimos três anos dizendo para você colocar seus arquivos em sua unidade C ao usar o WSL 1, mas este não é o caso no WSL 2. Para aproveitar o acesso mais rápido ao sistema de arquivos no WSL 2, esses arquivos devem estar dentro do sistema de arquivos raiz do Linux. Também tornamos possível que os aplicativos do Windows acessem o sistema de arquivos raiz do Linux (como o File Explorer! Tente executar: explorer.exe /no seu shell bash e veja o que acontece), o que tornará essa transição significativamente mais fácil.

Sobre o WSL2

O WSL 2 é uma nova versão da arquitetura no WSL que altera como as distribuições do Linux interagem com o Windows. Assim, o WSL 2 tem como principais objetivos aumentar o desempenho do sistema de arquivos e adicionar compatibilidade total com as chamadas do sistema. Cada distribuição do Linux pode ser executada como uma distribuição WSL 1 ou WSL 2 e pode ser alternada a qualquer momento. A WSL 2 é uma grande reformulação da arquitetura e usa a tecnologia de virtualização e um kernel do Linux para habilitar seus novos recursos.

Mais detalhes sobre a introdução inicial do WSL2 através do blog de linha de comando da Microsoft. Da mesma forma, acesse a documentação oficial do WSL2.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile