Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

22/04/2021 às 09:00

12 min leitura

Por Claylson Martins

Microsoft lança WSLg Preview para suporte de aplicativo GUI com Windows Subsystem for Linux

Assim como a Microsoft, agora o macOS também cria um subsistema para Linux

Depois de anunciar no ano passado que ofereceriam suporte a aplicativos GUI com o Windows Subsystem for Linux , a Microsoft publicou agora sua visualização “WSLg” desse recurso para executar aplicativos Linux GUI no Windows 10. Sendo assim, a Microsoft lança WSLg Preview para suporte de aplicativo GUI com Windows Subsystem for Linux.

WSLg é a primeira visualização pública disponível deste suporte de aplicativo GUI WSL2. Isso expande o trabalho de longa duração da Microsoft no subsistema Windows para Linux para permitir que aplicativos / cargas de trabalho GUI sejam usados ??facilmente. Isso também inclui a capacidade de usar a aceleração 3D nos aplicativos.

Um ano atrás, no BUILD 2020, apresentamos nosso objetivo de trazer aplicativos Linux GUI para o Windows Subsystem for Linux (WSL) para executar aplicativos Linux GUI. Temos o orgulho de anunciar a primeira amostra desse recurso tão aguardado e de código aberto ! Demos a esse recurso o apelido: “WSLg”. 

Microsoft lança WSLg Preview para suporte de aplicativo GUI com Windows Subsystem for Linux

Confira o vídeo abaixo ou continue lendo para ver para que você pode usar esse recurso, como funciona e como instalá-lo.

WSLg é composto de Wayland, um X Server, o servidor PulseAudio e cola relacionada para suportar aplicativos Linux GUI que se comunicam com o Windows. O X Server é iniciado automaticamente quando necessário. FreeRDP é usado para fazer a interface entre WSL e Windows com uma conexão RDP.

Para que posso usar o suporte a aplicativos GUI?

WSL permite que você execute um ambiente Linux e, até este ponto, tem se concentrado em habilitar utilitários e aplicativos de ferramentas de linha de comando. O suporte a aplicativos GUI agora permite que você use seus aplicativos GUI Linux favoritos também. WSL é usado em uma ampla variedade de aplicativos, cargas de trabalho e casos de uso, então, em última análise, depende de você para o que gostaria de usar o suporte de aplicativo GUI. A seguir, destacamos alguns cenários principais para ajudá-lo a se apaixonar pela execução de aplicativos em um ambiente Linux.

Use o IDE de sua escolha para desenvolver projetos Linux

O Visual Studio Code tem uma experiência incrível usando VS Code Remote para criar uma maneira de você ter um IDE Linux completo diretamente em sua máquina Windows, manter extensões e configurações no Windows e em diferentes distros WSL (você pode ver nossos primeiros passos com Tutorial do VS Code aqui . WSLg permitirá que você execute outros IDEs, como gedit, editores baseados em JetBrains, gvim, etc., para testar, construir e depurar seus aplicativos Linux de maneira eficiente.

Execute aplicativos Linux apenas ou casos de uso específicos do Linux, como testes

Você pode usar este recurso para executar qualquer aplicativo GUI que possa existir apenas no Linux ou para executar seus próprios aplicativos ou testes em um ambiente Linux. Isso pode ser incrivelmente útil para desenvolvedores que desejam testar seu aplicativo de plataforma cruzada, pois agora eles podem executá-lo diretamente no Windows 10 e, em seguida, facilmente dentro do Linux, sem nunca precisar mudar de máquina ou gerenciar uma máquina virtual.

Vejamos um exemplo de execução do TestCafe Studio em WSL para fazer alguns testes da Web em um navegador Microsoft Edge em execução no Linux.

Crie, teste e use aplicativos Linux que usem áudio ou o microfone com suporte de áudio integrado

Os aplicativos Linux GUI em WSL também incluirão suporte de áudio e microfone prontos para uso. Esse aspecto empolgante permitirá que seus aplicativos reproduzam pistas de áudio e utilizem o microfone, perfeito para construir, testar ou usar reprodutores de filmes, aplicativos de telecomunicações e muito mais.

Mais detalhes sobre a visualização inicial do WSLg por meio do Microsoft Command Line Blog. Há também uma postagem separada descrevendo a arquitetura WSLg.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×