Notícias

16/07/2021 às 11:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Microsoft leva o Windows para dentro do Linux com o Windows 365

Por quase 30 anos, o principal motivo que os usuários do Windows deram para não rodar o Linux é que não podiam rodar seus programas nele. Agora que o Windows 365 Cloud PC.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Por quase 30 anos, o principal motivo que os usuários do Windows deram para não instalar um sistema operacional Linux é que não podiam rodar seus programas nele. Agora que o Windows 365 Cloud PC chegou ao mercado pelas mãos da própria Microsft, esta desculpa acabou. Portanto, a Microsoft leva o Windows para dentro do Linux com o Windows 365.

A Microsoft acaba de anunciar o lançamento do Windows 365 e do Cloud PC. Este novo serviço, criado com base na Área de Trabalho Virtual do Azure, permite que você traga seu Windows 10 e, eventualmente, Windows 11, área de trabalho, aplicativos, ferramentas, dados e configurações para seus dispositivos pessoais e de trabalho, incluindo PCs com Windows. Mas Macs , iPads, Linux e dispositivos Android também.

Na prática, o Windows 365 permitirá que você execute a área de trabalho do Windows, aplicativos, dados, etc., etc. no Linux. Portanto, é do desktop Linux que eles estão falando.

Microsoft leva o Windows para dentro do Linux com o Windows 365

Microsoft leva o Windows para dentro do Linux com o Windows 365

Com isso a velha desculpa de não ter uma distribuição Linux acaba, pois com o Windows 365 é possível rodar todos os tipos de aplicativos do sistema da Microsoft.

Ainda não se conhecem todos os detalhes de como isso deve acontecer. Pode ser usando um aplicativo nativo de Área de Trabalho Remota ou um navegador da web. Aposto que no Linux – e provavelmente em iPads, Macs e dispositivos Android – será feito em um navegador da web.

Afinal, o Chrome OS com Linux já mostrou que você pode fazer a maior parte do trabalho da sua empresa apenas com um navegador. Na verdade, toda a mudança da Microsoft para um desktop baseado em serviço de nuvem por assinatura foi prenunciada pelos Chromebooks do Google.

De acordo com Wangui McKelvey, gerente geral do Microsoft 365, independentemente da sua plataforma, “A experiência do Windows é consistente, não importa o dispositivo.” Isso me deixa ainda mais inclinado a pensar que você usará o Windows 365 por meio de um navegador da web. E, em particular, a Microsoft irá encorajá-lo a usar o Edge no Linux

Então, o que exatamente você pode executar com o Windows 365 “no” seu PC Linux? 

A Microsoft promete que oferecerá suporte à maior parte de sua suíte de aplicativos de negócios – Microsoft 365, Microsoft Dynamics 365, Microsoft Power Platform. A Microsoft também promete compatibilidade de aplicativos com o Fastrack App Assure da Microsoft. Este é um serviço que ajudará sua empresa com 150 ou mais usuários a corrigir quaisquer problemas de programas de usuário final sem nenhum custo adicional. 

A Microsoft também tem trabalhado com seus parceiros de fornecedores independentes de software (ISV). Os quatro maiores que oferecerão imediatamente seus aplicativos no Windows 365 são NerdioNetAppServiceNow e UKG.  Além disso, Accenture/Avanade; Atos; Crayon; Content and Cloud; Convergent; Coretek; DXC; Glueck & Kanja GAB; Insight; e a Netrix trarão seus programas e serviços para o Windows 365. 

Isso não é apenas para grandes empresas. Para pequenas e médias empresas, Iconic IT; MachineLogic; e as soluções Nitec já oferecem suporte ao Windows 365. 

Alguns programas, como Adobe Acrobat, estarão disponíveis no Linux via Windows 365, mas outros de grande importância como Photoshop, Indesign e QuickBooks ainda não apareceram. 

A Microsoft realmente não se preocupa muito com o Windows na área de trabalho em si, mas sim em conseguir assinantes para seu Windows Desktop-as-a-Service (DaaS). Quer você opte por executá-lo no Linux ou em um Mac.

Via ZDNet

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×