Microsoft prepara Linux para execução como ARM Hyper-V Guest de 64 bits

Embora o hipervisor de virtualização Hyper-V da Microsoft e sua nuvem Azure tenham sido amplamente focados no x86_64, com o kernel Linux 5.13 eles estão avançando para oferecer suporte ao Linux como um convidado ARM64 Hyper-V.

As alterações do Hyper-V da Microsoft que foram combinadas na semana passada para o kernel Linux 5.13 incluem melhorias do VMBus e outros trabalhos. No entanto, o mais importante ??são os novos patches para “rodar Linux como convidado Arm64 Hyper-V.”

Essas mudanças no Hyper-V estão mudando em torno do código neutro da arquitetura da CPU e outras alterações básicas no código do hipervisor da Microsoft. Nada realmente interessante dos patches em si. Porém, no final será interessante ver como o ARM de 64 bits com Hyper-V e presumivelmente o Azure ARM64 no devido tempo irão funcionar.

Se não estiver interessado no Hyper-V, o Linux 5.13 também traz muitos novos recursos KVM para ARM64 e Intel ou AMD x86_64.

Rede do Linux 5.13 inclui melhorias, otimizações, WWAN + MANA de BPF

Na semana passada, o grande conjunto de atualizações do subsistema de rede foi enviado e mesclado para a janela de mesclagem do Linux 5.13 em andamento. As atualizações de rede deste ciclo foram outra mistura saudável de suporte a novos adaptadores de rede, otimizações para desempenho e confiabilidade, continuando a estender os recursos do (e) BPF e muito mais.

– BPF agora permite que programas BPF chamem funções de kernel. Isso será importante no avanço na abertura de novos casos de uso, mas por enquanto é usado apenas para reutilizar as implementações de controle de congestionamento do TCP. BPF agora também permite o uso de armazenamento local de tarefas para programas de rastreamento. Enquanto isso, a Libbpf adicionou suporte para vinculação estática de arquivos BPF ELF e outras melhorias.

  • O XDP teve melhorias com desempenho 4 ~ 8% melhor em micro-benchmarks;
  • Suporte inicial para mensagens PROBE estendidas RFC 8335;
  • Otimizações para evitar o overhead de mitigação de Retpoline no manuseio de VLAN e TEB GRO;
  • A introdução do subsistema WWAN;
  • O driver VirtIO Bluetooth foi adicionado;
  • Suporte para os switches Ethernet Microchip KSZ8863 e KSZ8873;
  • Suporte para o dispositivo WiFi Qualcomm QCN9074 802.11ax dentro do driver ath11k;
  • Suporte Broadcom BCM4330 e BCM4334 no código Bluetooth;
  • Suporte Realtek RTL8156 e RTL8153D;
  • O Adaptador de Rede Microsoft Azure “MANA” foi adicionado;
  • Intel IGC adiciona suporte para XDP de filas de driver de rede.

Mais detalhes sobre todas as mudanças de rede para Linux 5.13 por meio deste PR que já está na árvore da linha principal.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile