Microsoft pretende adicionar o Windows Media Foundation

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Além de a Microsoft habilitar o OpenGL 4.6 sobre Direct3D 12 via Mesa, os engenheiros da Microsoft também têm trabalhado em algumas melhorias de vídeo na base de código do Mesa. Fundido nesta semana no Mesa 24.0-devel estava implementando vários recursos de vídeo opcionais no código de aceleração de vídeo Direct3D 12.

“O Microsoft Media Foundation permite o desenvolvimento de aplicativos e componentes para uso de mídia digital no Windows Vista e versões posteriores. Media Foundation é a plataforma multimídia de próxima geração para Windows que permite que desenvolvedores, consumidores e provedores de conteúdo adotem a nova onda de conteúdo premium com robustez aprimorada, qualidade incomparável e interoperabilidade perfeita.”

Entre esses novos recursos conectados ao driver D3D12 Gallium3D estavam: codificação intra-atualização, gravação de cabeçalho VUI, parâmetros seq/pic de codec ausentes, suporte a vários segmentos de buffer codificados VA e suporte a outros recursos também. Com a solicitação de mesclagem que adicionou esses novos recursos de aceleração de vídeo D3D12, a observação final é talvez a parte mais interessante:

“Parte da razão para algumas dessas mudanças também é a preparação de novos recursos para adicionar um novo frontend, para Windows Media Foundation Transforms (MFT) com os quais podemos contribuir no futuro se o upstream estiver interessado.”

A Microsoft está pensando em adicionar um front-end do Windows Media Foundation Transforms ao Mesa.

Microsoft pretende adicionar o Windows Media Foundation. A documentação da Microsoft descreve as transformações do Windows Media Foundation como:

“As transformações Media Foundation (MFTs) fornecem um modelo genérico para processamento de dados de mídia. MFTs são usados ??para decodificadores, codificadores e processadores de sinal digital (DSPs). Em suma, qualquer coisa que fique no pipeline de mídia entre a fonte de mídia e o coletor de mídia é um MFT.”

Interessante, embora esse suporte MFT provavelmente não seja útil fora dos limites do Windows. De qualquer forma, será interessante ver o que os desenvolvedores do Mesa pensam dessa possível adição à base de código.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.