Microsoft quer que o Firefox abandone o Google e mude para o Bing

A Fundação Mozilla vive atualmente um dilema que opõe duas grandes empresas de tecnologia: Google e Microsoft. isto porque, segundo especulações do mercado, a Microsoft quer que o Firefox abandone o Google e mude para o Bing.

Há rumores cada vez mais fortes de que a Microsoft está de olho em um acordo que tornaria o Bing o mecanismo de pesquisa padrão no Mozilla Firefox.

O boato afirma que os executivos seniores da Microsoft esperam fechar um acordo com a Mozilla para tornar o Bing o mecanismo de pesquisa padrão ainda este ano, já que o contrato existente de muito dinheiro do navegador com o Google está chegando para renovação.

Agora, o Firefox fazendo uma troca de mecanismo de pesquisa não é novidade. A Mozilla testou o Bing da Microsoft como o mecanismo de pesquisa padrão do Firefox em 2021; e aqueles com memória mais longa podem se lembrar de uma época em que o Yahoo! era o mecanismo de pesquisa padrão em países selecionados.

Apesar da modesta participação de mercado do Firefox atualmente (soluço), o navegador continua sendo uma parte importante do cenário da web. É uma alternativa gratuita e de código aberto ao Google Chrome em todas as plataformas e um contraponto técnico e ideológico à monocultura invasora baseada no Chromium.

Microsoft quer que o Firefox abandone o Google e mude para o Bing

Além disso, o Firefox continua sendo um dos navegadores da web mais usados no Linux. Isso faz com que qualquer mecanismo de busca mude um verdadeiro “botão quente” entre os fãs do FOSS (que, é justo dizer, veem a Microsoft com olhos suspeitos na melhor das hipóteses).

Mas com o Bing ostentando recursos de inteligência artificial nos dias de hoje – algo que o Google está perseguindo, de acordo com o evento de I/O desta semana – sem dúvida nunca houve tanto interesse no Bing quanto agora. Esse impulso pode ajudar a inclinar a balança a seu favor com a Mozilla?

Ele certamente precisará oferecer algo além de apenas mais dinheiro para que uma mudança como essa permaneça – o Yahoo! O negócio durou incrivelmente pouco devido, em parte, aos usuários do Firefox que ignoraram o padrão e tornaram o Google o padrão de qualquer maneira.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile