Microsoft retoma implementação de bloqueio de macros do Office por padrão

Haverá o bloqueio automático de macros VBA em todos os documentos baixados

A Microsoft acaba de anunciar que retomou a implementação do bloqueio automático de macros VBA em documentos baixados do Office. A empresa havia retirado esse recurso temporariamente no início de julho, após feedback dos usuários, mas decidiu implementá-lo novamente.

A mudança ocorre depois que a empresa melhorou sua documentação de suporte a usuários e administradores para facilitar o entendimento das opções disponíveis quando uma macro é bloqueada.

Os usuários finais podem encontrar mais informações sobre as próximas etapas depois que as macros forem bloqueadas em um documento do Office baixado na página de suporte. Os administradores de TI podem encontrar documentação dedicada nas Macros da Internet que serão bloqueadas por padrão na página do Office.

“Se você já habilitou ou desativou as macros de bloqueio de execução em arquivos do Office a partir da política da Internet, sua organização não será afetada por essa alteração”, acrescentou a Microsoft.

Bloqueio automático de macros do Office habilitado por padrão pela Microsoft

Este anúncio ocorre depois que a Microsoft voltou atrás em uma decisão tomada no início deste ano para dificultar a habilitação de macros VBA do Office em documentos baixados da Internet em vários aplicativos do Microsoft Office (Access, Excel, PowerPoint, Visio e Word) para clientes no atual Canal (visualização).

O novo recurso significava que um método de distribuição popular de malware seria efetivamente eliminado, uma vez que as macros VBA incorporadas em documentos maliciosos do Office foram, por muito tempo, um dos métodos mais fáceis para os agentes de ameaças enviarem várias famílias de malware em ataques de phishing.

O anúncio de que o Microsoft Office bloquearia automaticamente as macros VBA em todos os documentos baixados aconteceu em fevereiro deste ano. Isso aconteceria após um estágio de lançamento entre abril e junho.

No entanto, como o Bleeping Computer relatou pela primeira vez no início de julho, logo após o novo recurso ser lançado para os clientes no mês passado, a Microsoft de repente e sem nenhuma explicação real disse que essa mudança seria revertida.

Embora a Microsoft tenha revelado os administradores alertados em uma atualização do centro de mensagens M365, ela não fez um anúncio público e atualizou a notificação original vários dias depois para dizer que era apenas uma reversão temporária. A Microsoft atribuiu essa reversão ao feedback negativo do usuário.

Mesmo a Microsoft não tendo compartilhado mais informações, os usuários relataram que não sabiam como reativar as macros depois que foram bloqueadas automaticamente porque não conseguiram encontrar o botão Desbloquear.

No entanto, muitos usuários acharam difícil desbloquear cada documento do Office baixado várias vezes ao dia.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile