Patrocinadora da Linux Foundation, colaborador do Linux Kernel e muitos outros investimentos, agora a Microsoft é patrocinadora da Open Source Initiative ou OSI. Para quem nunca ouviu falar no termo OSI que é a abreviação Open Source Initiative, uma entidade sem fins lucrativos que tem como foco promover e proteger os softwares de código aberto, por favor não confunda código aberto com código livre, é bem diferente.

Mas, voltando a notícia da Microsoft, de acordo com a OSI, a Microsoft é o principal colaborador de projetos de software de código aberto hospedados na popular plataforma de desenvolvimento GitHub, repositório de controle de versão baseado na web e serviço de hospedagem para códigos. Suas contribuições para a comunidade Open Source são bem conhecidas, incluindo colaborações com a Canonical em um kernel Ubuntu personalizado para o Azure, bem como o Subsistema Windows para Linux (WSL) e Bash do Ubuntu no Windows.

A Microsoft também é conhecida por ter colaborado com a Red Hat e a SUSE em vários projetos, bem como com a Fundação Linux, e também com a FreeBSD Foundation, que é um membro afiliado da OSI, para suportar seu sistema operacional FreeBSD na nuvem Azure. Ao ingressar na Open Source Initiative, a Microsoft quer integrar mais softwares de código aberto em seus produtos, isso pode ser um bom sinal de que a empresa está amadurecendo.

Caso você queira mais informações sobre o projeto Open Source Initiative ou sobre todos os códigos abertos usados ou produzidos pela Microsoft, logo abaixo estão alguns links para apreciação.
Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Ubuntu Dock do Ubuntu 17.10 recebe novos recursos, confira!

Previous article

Introdução ao ambiente de Desenvolvimento com Vagrant – Parte 1

Next article

You may also like

More in Notícias