Take a fresh look at your lifestyle.

Debian e Kali chegam à Microsoft Store

Depois de outros sistemas baseados em Linux, como Ubuntu e Suse, a Microsoft disponibiliza agora o Debian.

6.751

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Debian GNU/Linux, que para muitos é a grande distribuição do sistema livre, já está disponível na Microsoft Store. Ele faz parte do subsistema Linux para Windows. Microsoft surpreende e disponibiliza o Debian em sua loja. A ferramenta que leva Bash ao Windows 10, o intérprete de comandos, está instalado por padrão na maioria das distribuições GNU/Linux. Ele permite executar binários do Linux no Windows 10 a partir da linha de comando. Também permite scripts do Bash, comandos do Linux como raiz , awk, grep e ferramentas como Ruby, Git ou Python, diretamente no Windows.

Outras distribuições e Kali Linux

Um ano após o anúncio e depois de um acordo com a Canonical, o subsistema Linux para o Windows saiu da fase beta e recebeu o Ubuntu na loja oficial da Microsoft. O objetivo é facilitar aos desenvolvedores a instalação dessas ferramentas e utilitários Linux. Acordos semelhantes ao da Canonical também foram anunciados com outras distribuições, como o OpenSUSE e o SLEX.

Kali Linux

Também chegou à divisão de segurança especializada da Loja Microsoft , o Kali Linux, e um dia depois, chegou um outro muito mais importante: nada menos que o Debian na Microsoft Store. Tanto para o Kali quanto para Debian, é preciso antes instalar o WSL.

Como instalar o Debian

A instalação é muito simples e é feita da mesma forma para todas as distros. Primeiro, acesse o WSL e depois baixe o aplicativo Debian GNU/Linux da Microsoft Store.  Para isso, basta seguir as instruções do documento oficial da Microsoft.

Deve ser esclarecido que esta não é a distribuição Debian GNU/Linux completa com sua interface de usuário. Trata-se de uma aplicação para facilitar a instalação e uso de ferramentas e utilitários Linux a partir da linha de comando (com uso do Bash). Com isso, não precisa deixar o Windows 10, e nem usar máquinas virtuais.

Através da Windows Blog Windows Subsystem for Linux

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários