in

Ministério das Relações Exteriores da Áustria enfrenta ‘sério ataque cibernético’

Suspeita-se que isso possa ser o trabalho de um estado-nação.

Hackers invadem as contas do FC Barcelona e do Comitê Olímpico Internacional no Twitter
Imagem: Reprodução | The Hacker News.

O Ministério das Relações Exteriores da Áustria foi encontrado enfrentando um ataque cibernético que se suspeita ter sido conduzido por um estado estrangeiro devido ao seu nível de sofisticação.

O Ministério das Relações Exteriores, em comunicado conjunto com o Ministério do Interior, disse:

Devido à gravidade e natureza do ataque, não se pode descartar que se trata de um ataque direcionado por um ator estatal.

Apesar de todas as medidas intensivas de segurança, não há 100% de proteção contra ataques cibernéticos.

Áustria está enfrentando um sério ataque cibernético

O ataque ocorreu na noite de sábado, 4 de janeiro, e foi rapidamente detectado. As autoridades adotaram imediatamente as medidas defensivas para proteger sua infra-estrutura. Além disso, foi criado um comitê especial para responder ao incidente. Não está claro se os hackers obtiveram acesso a dados confidenciais.

No domingo, o ataque ainda estava em andamento, disse o porta-voz do ministério Peter Guschelbauer à emissora pública ORF.

Guschelbauer disse à emissora ORF:

A duração do ataque atualmente não pode ser estimada. O problema foi reconhecido muito rapidamente e as contramedidas técnicas foram iniciadas imediatamente, [segundo] anunciaram o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Interior em um comunicado à imprensa na noite de sábado.

A mídia apontou que o ataque ocorreu no mesmo dia em que o Partido Verde da Áustria apoiou a formação de uma coalizão com conservadores.

Os grandes ataques cibernéticos são uma raridade na Áustria, apenas alguns ataques em larga escala foram observados nos últimos anos. Por exemplo, em setembro de 2019, antes da eleição do Conselho Nacional, o ÖVP foi atingido por um “ataque hacker muito direcionado” na sede do partido.

Além disso, em 2018, os sites do parlamento e vários ministérios na Áustria foram alvo de ataques DDoS (Distributed Denial of Service).

O Ministério das Relações Exteriores da Áustria está enfrentando um 'sério ataque cibernético'
Os sites do parlamento e vários ministérios na Áustria foram alvo de ataques DDoS (Distributed Denial of Service).

Por fim, outros países europeus sofreram ataques semelhantes no passado. Por exemplo, em 2015, mais de 20.000 computadores pertencentes ao Bundestag alemão foram infectados com malware. Especialistas e a mídia relataram um possível envolvimento de hackers russos patrocinados pelo estado.

Fonte: Security Affairs

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Seu chefe está deixando a organização vulnerável a hackers?

Site de uma agência federal dos EUA foi violado por hackers iranianos

Mozilla Firefox 72 já está disponível para todas as versões do Ubuntu

Veja o que há de novo no Firefox 72