Mir 2.14 do Ubuntu lançado com Wayland Drag & Drop e suporte para bloqueio de tela

Veja as novidades deste recurso da Canonical.

Acaba de ser lançado o novo Mir 2.14 do Ubuntu e ele vem com Wayland Drag & Drop, além de suporte para bloqueio de tela. Então, uma nova versão do servidor de exibição Mir da Canonical foi lançada. Este recurso, que atualmente serve como uma biblioteca para construir shells baseados em Wayland.

O Mir 2.14 na frente do Wayland adiciona suporte para bloqueios de tela por meio do protocolo ext-session-lock-v1, além de finalmente ter suporte para arrastar e soltar Wayland. O Mir 2.14 também consolida sua implementação de plataforma de renderização e abandona a plataforma DispmanX usada anteriormente pelos dispositivos Raspberry Pi, mas desde então obsoleta.

Mir 2.14 do Ubuntu lançado com Wayland Drag & Drop e suporte para bloqueio de tela

Por outro lado, o Mir 2.14 também adiciona suporte para ícones de arrastar do cursor, janelas “anexadas” agora podem ser restauradas por pressão de arrastar e uma variedade de correções de bugs. Entre as correções estão a correção do nome das saídas de exibição com placas gráficas NVIDIA, lidar melhor com as rejeições de dispositivos libinput e assumir que a plataforma evdev é suportada.

O Mir encontrou seu caminho para espelhos inteligentes e outros dispositivos de ponta/inteligentes executando o Ubuntu Linux.

Mais detalhes no Mir 2.14 via GitHub.

MySQL 8.1 lançado com mais adições JSON e outras mudanças

O MySQL 8.1 está disponível hoje com as compilações do servidor da comunidade agora disponíveis para esta última grande atualização para este popular servidor de banco de dados SQL.

Embora muitos no mundo do software livre tenham se voltado para o fork do MariaDB, para os interessados ??no upstream do MySQL, o lançamento do MySQL Community Server 8.1 já está disponível. Este é um lançamento significativo com o MySQL 8.0 tendo sido lançado em abril de 2018. Entre as adições com o MySQL 8.1 está permitir que a saída EXPLAIN FORMAT=JSON seja usada com uma opção INTO para permitir que a saída EXPLAIN formatada em JSON seja armazenada em um usuário variável para uso com funções MySQL JSON. 

Também na frente do JSON, o MySQL 8.1 também adiciona a instrução SHOW PARSE_TREE para mostrar uma árvore de análise formatada em JSON para uma instrução SELECT.O cliente MySQL 8.1 agora preserva os comentários. 

Até agora, o comportamento padrão do MySQL era a remoção de comentários pelo cliente MySQL, enquanto na versão 8.1 foi decidido preservá-los, a menos que o cliente seja iniciado com “–skip-comments”.

O MySQL 8.1 também traz registro aprimorado do processo de desligamento para ajudar na solução de problemas e depuração de problemas.Mais detalhes sobre as mudanças do MySQL 8.1 através das notas de lançamento. As compilações do servidor da comunidade MySQL 8.1 estão disponíveis em dev.mysql.com.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile