Modo de ação do iPhone 14 versus GoPro Hero 11

Os resultados dos testes são como esperávamos, bem favoráveis à GoPro

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

A Apple lançou a série 14 do iPhone no mês passado. E, uma das novidades é que esses dispositivos contam com recurso Modo de ação, para vídeos em movimento. Assim, alguns testes comparam esse recurso do iPhone 14 com a atual câmera de ação líder, a GoPro Hero 11.

Apesar de não ser uma luta justa, já que o iPhone 14 tem que fazer tudo, enquanto a GoPro só tem que fazer uma coisa bem. No entanto, ainda é interessante ver onde o iPhone se manteve em relação à concorrência e onde não.

Modo de Ação do iPhone 14

A Apple diz que esse recurso oferece “um vídeo incrivelmente suave que se ajusta a trepidações, movimentos e vibrações significativos, mesmo quando o vídeo está sendo capturado no meio da ação”.

Segundo a empresa, o recurso “usa o sensor completo com mais over-scan e correção de rolagem avançada para tornar o vídeo incrivelmente estável quando você está no meio da ação. Basta ativá-lo para obter vídeos suaves e de ótima aparência sem precisar carregar equipamentos extras como um gimble. Ele também suporta Dolby Vision HDR”.

Em outras palavras, a Apple amplia o suficiente para endireitar a imagem e cortar os cantos pretos que você obteria sem fazê-lo. Outras câmeras de ação funcionam com o mesmo princípio.

Teste do modo de ação do iPhone 14

O 9to5Mac realizou o teste de comparação e descobriu que quanto maior a ação, melhor o resultado do iPhone 14.

“Nesse caso, você pode ver uma ligeira redução no salto quando estiver andando. Mas onde o modo de ação brilha é em uma corrida. O modo de ação é outro novo recurso de câmera matador que a Apple adicionou à linha do iPhone 14. Ele cria um ótimo vídeo de aparência suave com apenas um toque e sem a necessidade de equipamentos estabilizadores como um cardan”, destacam.

Teste da CNET contra a GoPro Hero 11

modo-de-acao-do-iphone-14-versus-gopro-hero-11
Imagem: CNET

A CNET realizou um teste lado a lado de ambas as câmeras montadas na mesma cinta peitoral. A primeira diferença significativa encontrada é que o iPhone começa com um sensor 4K e corta para 2,8K. A GoPro, por outro lado, possui um sensor maior para que possa produzir 4K mesmo após um corte.

Quando se trata de ação real, como bouldering, Justin Eastzer do site ficou surpreso ao descobrir que a diferença no desempenho de estabilização era relativamente pequena, apenas aparecendo ao pular. Mas isso não significava que os dois eram equivalentes.

A filmagem 4K da GoPro parece mais nítida e a cor é significativamente mais saturada do que o vídeo 2,8K do iPhone […]

A GoPro e sua lente mais larga fizeram um trabalho melhor ao incluir meus braços dentro do quadro. A câmera pode ir ainda mais longe com sua lente Hyperview, que também adiciona uma aparência de olho de peixe ao vídeo, que algumas pessoas preferem.

Quando se trata de andar de bicicleta em terreno acidentado, Eastzer disse que não havia comparação. “Quando eu bati grandes solavancos no chão, o vídeo do iPhone tinha um desfoque perceptível e parecia mais instável. A GoPro lidou com os solavancos tão bem que você nunca saberia que eles estavam lá […]”As imagens do iPhone parecem planas e menos imersivas.

Ele concluiu que você provavelmente ainda vai querer uma câmera de ação dedicada se você gosta de esportes radicais, mas acha que as pessoas vão capturar alguns vídeos decentes de ações mais cotidianas, assim como alguns vídeos musicais legais.

VIA:9to5Mac
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.