Mozilla Firefox 102 já está disponível para download

Veja as novidades do navegador que só sairá oficialmente neste terça-feira.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O navegador aberto, multiplataforma e gratuito Mozilla Firefox 102 já está disponível para download antes de seu lançamento oficial para as plataformas GNU/Linux, macOS e Windows. A principal atração da nova versão do navegador é que ele adiciona suporte geoclue no Linux. Porém, o lançamento oficial do navegador só deve acontecer amanhã, terça-feira, dia 28 de junho.

O ciclo mensal de lançamento do Firefox da Mozilla continua. Sendo assim, o Firefox 102 está aqui agora menos de um mês depois do Firefox 101 com vários aprimoramentos para tornar sua experiência de navegação na Web melhor. Para usuários de Linux, ele introduz suporte ao Geoclue, um serviço D-Bus que fornece serviços de geolocalização quando necessário por determinados sites.

O Firefox 102 também melhora o recurso Picture-in-Picture adicionando suporte para legendas e legendas para os serviços de streaming de vídeo Dailymotion, Disney+ Hotstar, Funimation, HBO Max, SonyLIV e Tubi, e melhora ainda mais o modo de leitura PDF ao usar o modo High Contrast.

Mozilla Firefox 102 já está disponível para download

Para desenvolvedores web, esta versão:

  • adiciona suporte para filtragem de folhas de estilo na guia Editor de estilo das Ferramentas do Desenvolvedor;
  • adiciona suporte à diretiva CSP (Content-Security-Policy);
  • desativa o padrão e o método por padrão;
  • move a propriedade somente do Firefox atrás de uma preferência e torna a API usada para inserir e remover CSS, executar scripts, ou gerenciar o registro de scripts de conteúdo disponíveis para extensões Manifest V2;
  • e adiciona suporte para TransformStreams.wasm-unsafe-evalIDBMutableFileIDBFileHandleIDBFileRequestIDBDatabase.createMutableFile()Window.sidebarscripting

Por último, mas também muito importante, o Firefox 102:

Mozilla Firefox 102 já está disponível para download

implementa uma nova política corporativa e uma preferência correspondente about:config chamada para forçar o Firefox a inicialmente colocar arquivos baixados em uma subpasta da pasta temporária do sistema operacional em vez de armazená-los na pasta de download configurada.StartDownloadsInTempDirectorybrowser.download.start_downloads_in_tmp_dir

“Os arquivos abertos a partir da caixa de diálogo “o que o Firefox deve fazer com este arquivo” ou definidos para abrir em aplicativos de ajuda automaticamente, permanecerão nesta pasta. Os arquivos salvos (não abertos como mencionado anteriormente) ainda acabarão na pasta de download do Firefox”, explica Mozilla.

Como mencionado anteriormente, a Mozilla só planeja anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 102 amanhã, 28 de junho de 2022, quando começará a ser lançado para sistemas macOS e Windows, mas os usuários de GNU/Linux podem baixar os binários para distribuições GNU/Linux de 32 bits ou 64 bits agora mesmo a partir do servidor oficial de download.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.