in

Mozilla Firefox 80 está disponível com VAAPI Acceleration no X11

Navegador não apresenta grandes novidades em relação à versão anterior.

Firefox 81está disponível para baixar

O navegador Mozilla Firefox 80 já está disponível para download e vem com o recurso VAAPI Acceleration no X11. Na verdade, o lançamento oficial será somente hoje. No entanto, desde ontem (24/08) é possível obter o programa por meio de download no servidor oficial. O Firefox 80 possui versões para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, Mac e Windows.

Ao que parece, o Mozilla Firefox 80 não é uma grande versão do popular navegador de código aberto. Não há muitos recursos importantes se levarmos em comparação o Mozilla Firefox 79.

Uma das coisas mais legais do Firefox 80 que os usuários do Linux provavelmente já esperavam há algum tempo é o suporte para aceleração FFmpeg/VAAPI para reprodução de vídeo no X11. A implementação do Wayland já estava em vigor desde uma versão anterior.

Mozilla Firefox 80 está disponível com VAAPI Acceleration no X11

Mozilla Firefox 80 está disponível com VAAPI Acceleration no X11

O novo recurso é implementado como duas opções acessíveis através da página about: config, mas é desabilitado por padrão. Para habilitá-lo, você deve abrir uma nova aba, digitar about: config e procurar vaapi.

Você verá duas opções:

media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled; e media.ffmpeg.vaapi.enabled que deve ser definida como “true” se quiser aproveitar as vantagens da API Video Acceleration. Então, clique duas vezes nelas.

Feito isso, reinicie o navegador da web. Depois, você pode tentar ver se a reprodução de vídeo é melhorada no YouTube, Vimeo etc.

O Firefox 80 também parece apresentar um novo assistente de configuração que aparecerá na guia atual quando você executar o navegador da web pela primeira vez.

Ele irá perguntar a você algumas coisas básicas como se você deseja importar senhas, favoritos etc. de outros navegadores, bem como escolher entre os temas Claro e Escuro ou um modo automático que muda o tema do Firefox com base no tema do sistema.

Se você não quiser esperar até o lançamento oficial de amanhã, pode baixar o Firefox 80 agora mesmo do servidor FTP da Mozilla. O arquivo precisa ser extraído em algum lugar do seu computador se você quiser usar a versão mais recente do navegador. Ele não substituirá sua instalação atual do Firefox e já está em português do Brasil.